fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exposição gratuita traz obras de Picasso ao CCBB em São Paulo

O desenho Cabeza de caballo. Boceto para “Guernica”, um dos esboços de Picasso para o painel Guernica, faz parte da exposição que começa terça-feira em São Paulo. ( Succession/Divulgação)
O desenho Cabeza de caballo. Boceto para “Guernica”, um dos esboços de Picasso para o painel Guernica, faz parte da exposição que começa terça-feira em São Paulo. ( Succession/Divulgação)

Cerca de 90 obras de Pablo Picasso e outros artistas do modernismo espanhol, vindas do Museu Reina Sofía de Madri, estarão em exposição gratuita na capital paulista a partir de 25 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil.

A mostra destaca o modo como Picasso concebeu a modernidade e também como influenciou diversos criadores da época. “Essa exposição fala sobre o papel do Picasso na arte moderna e vem contar a história desse movimento artístico para o público brasileiro”, explicou Roberta Saraiva, diretora executiva da Expomus, que participou da produção.

Os visitantes poderão conhecer mais 36 artistas que se inspiraram nesse grande nome da arte. “Picasso é um artista que influenciou o modernismo no mundo todo. A exposição ilumina o modernismo espanhol a partir dele, com obras de mais artistas de enorme peso, como Juan Gris, no cubismo, e Miró, no abstracionismo. Eles tiveram contato direto com Picasso”, contou Roberta.

As obras estão divididas em oito núcleos temáticos. Um deles é dedicado à imersão no imaginário de Picasso, a fim de descobrir como ele concebeu o painel Guernica, sua obra mais emblemática, que surgiu como uma reação imediata ao bombardeio nazista que, durante a Guerra Civil Espanhola, matou civis na pequena cidade que dá nome à pintura.

Intitulada Monstro e Tragédia, essa parte da exposição, segundo Roberta, apresenta como o artista explorou originalmente, a partir do mito do Minotauro, toda a questão da guerra e do bombardeio. O público terá acesso aos estudos e esboços que fizeram parte do processo criativo de Guernica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo