fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José desbanca o líder da Liga de Basquete Feminino

Destaque inconteste e jogadora mais eficiente, a pivô Plutin foi a cestinha, com 24 pontos, e melhor reboteira da partida. (Foto: Arthur Marega Filho/São José Desportivo)
Destaque inconteste e jogadora mais eficiente, a pivô Plutin foi a cestinha, com 24 pontos, e melhor reboteira da partida. (Foto: Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

O São José derrotou no último sábado (7) o América, até então líder invicto, no quarto confronto da equipe (o terceiro em casa) pelo segundo turno da Liga de Basquete Feminino (LBF). Bastante equilibrado e com alto nível técnico, o jogo, disputado na Associação Esportiva, terminou em 80 a 78 (43 a 47 no primeiro tempo) para o time da casa.

Destaque inconteste e jogadora mais eficiente, a pivô Plutin foi a cestinha, com 24 pontos, e melhor reboteira da partida, ao apanhar 12 sobras. Além do double-double, ela empatou com a armadora Débora no número de assistências pelo lado joseense: 4 passes para as companheiras fazerem a cesta.

As outras pontuadoras do quinteto da casa foram Patty (16 ), Karen (12), Karina (9), Ramona (8), Fabi (6), Débora (3) e Carol (2). Com o triunfo, o São José chegou a 10 vitórias em 13 partidas e mantém a terceira colocação. Isso porque o Americana, com um jogo a menos, continuará na vice-liderança mesmo que perca, pois leva vantagem no critério de desempate. Já o América segue líder, porém agora sem a invencibilidade.

Agora o São José tem uma pausa na competição e só volta a jogar depois do Carnaval. Mas as atletas seguem os treinos para os três próximos compromissos seguidos na Associação Esportiva, os últimos em casa pelo returno, com entrada gratuita. No dia 22, às 11h, o time recebe o Brasília. Depois pega o Maranhão no dia 25, às 20h. E no dia 28, às 18h, o adversário é o Presidente Venceslau. Em março as joseenses encerram a fase de classificação em Americana e Barretos.

Mostrando que não é o primeiro lugar da LBF por acaso, o América começou arrasador e abriu oito pontos de vantagem. Porém o São José recuperou a calma e terminou o primeiro quarto na frente, 22 a 19, com destaque para a ala Patty, que fez nove pontos em três arremessos certeiros do perímetro.

Já na segunda parcial, as visitantes voltaram melhor e retomaram o comando do placar. Bem que as joseenses chegaram a encostar, mas perderam o quarto por 28 a 21 e foram para o intervalo com quatro pontos atrás: 47 a 43.

Após a conversa no vestiário com o treinador Carlinhos Lima, o São José entrou em quadra com ânimo diferente e mais focado na marcação. Empurrado pela torcida, as meninas venceram o terceiro período por 20 a 15, com atuação soberba de Plutin, e ficou um ponto na frente, com 63 a 62.

No último quarto, os torcedores jogaram juntos. “É São José, é São José”, ouviam-se os gritos na arquibancada. Foi o período mais equilibrado (17 a 16 para as joseenses), em que prevaleceu a defesa de ambos os lados. E o nervosismo deixou o suspense até zerar o placar.

A 27 segundos do final, a representação de Pernambuco assumiu a liderança – 78 a 76 – e deixou tensas as joseenses. Faltando 10 para terminar, a ala Karen acertou arremesso de três. Ainda restavam 2, quando a bola estava no garrafão joseense. Mas a equipe da casa ficou com a bola. Patty sofreu e converteu mais um ponto para a festa entre as jogadores e a torcida.

“Foi um jogão, assim como foi o de Recife”, declarou o técnico do América, Roberto Dornellas, ao site da Liga de Basquete Feminino. Ele lembrou que o ponto forte da equipe esmeralda, que é a defesa, não funcionou direito. “O time de São José foi muito calmo e paciente, e a partida foi decidida na última bola.”

No São José, o quinteto que iniciou o jogo foi Débora, Patty, Ramona, Karina e Plutin. Carol, Karen, Joice, Fabi entraram durante a partida. Permaneceram no banco: Vico, Estela e Vitória.

A Prefeitura é a mantenedora da equipe de basquete feminino de São José dos Campos, que é gerida pelo São José Desportivo, com incentivo do Shopping Colinas.

Resultados

América 75 X 73 São José

Santo André 64 X 58 São José

Presidente Venceslau 47 X 50 São José

São José 94 X 50 Sport

Brasília 50 X 56 São José

Maranhão 48 X 55 São José

Jaraguá 72 X 76 São José

São José 83 X 56 Barretos

São José 67 X 70 Americana

São José 79 X 61 Jaraguá

São José 62 X 53 Santo André

Sport 57 X 66 São José

São José 80 X 78 América

Próximos jogos

Dia 22, às 11h, na Associação Esportiva: São José X Brasília

Dia 25, às 20h, na Associação Esportiva: São José X Maranhão

Dia 28, às 18h, na Associação Esportiva: São José X Presidente Venceslau

14 de março, às 18h, em Americana: Americana X São José

16 de março, às 20h, em Barretos: Barretos X São José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo