fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitos debatem crise hídrica com presidente da ANA em São José

Encontro contou com a presença do diretor-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Guillo. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)
Encontro contou com a presença do diretor-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Guillo. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)

A Frente de Prefeitos em Defesa da Água da Região Metropolitana do Vale do Paraíba se reuniu nesta sexta-feira (27), na Prefeitura de São José dos Campos, para debater a situação hídrica na Bacia do Rio Paraíba do Sul. O encontro contou com a presença do diretor-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Guillo.

publicidade

O prefeito de São José abriu a reunião ressaltando os avanços obtidos pela Frente de Prefeitos desde sua formação, no dia 9 de fevereiro, e explicou os procedimentos adotados para a elaboração de um documento com sugestões e solicitações que possam contribuir para a segurança dos recursos hídricos da região. A carta será encaminhada oficialmente à ANA e demais autoridades responsáveis da área.

“Nós elaboramos um documento inicial que será incrementado com novos pleitos a medida que os trabalhos da Frente forem avançando. Nossos esforços se concentram não apenas em reivindicações, queremos elaborar ações que possam ajudar os governos Federal e Estadual a enfrentar a crise hídrica”, ressaltou o prefeito, que colocou à disposição da Frente de Prefeitos o suporte técnico da Prefeitura para colaborar na construção de projetos e estudos sobre o tema.

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, considera a iniciativa dos prefeitos da RMVale um exemplo a ser seguindo, uma vez que ações que visam o uso racional e a preservação de água das bacias hidrográficas que abastecem à população devem ser discutidos entre agentes políticos de todas as esferas de poder. “Nós da ANA temos interesse em apoiar os municípios na gestão hídrica. Queremos atender e conhecer as pontualidades e necessidades ligadas ao setor”, disse Grillo.

Parceria
O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que preside o CODIVAP (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira) vai colocar na pauta do próximo encontro do grupo, no dia 9 de março, em Campos do Jordão, as demandas elaboradas pela Frente de Prefeitos. À ocasião, estará presente o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que poderá esclarecer dúvidas sobre a formatação de projetos e captação de recursos financeiros para aplicação no setor hídrico.

“Agradeço ao prefeito de São José dos Campos pela iniciativa de formar a Frente e por nos apoiar com suporte técnico na elaboração de projetos a serem encaminhados ao Ministério das Cidades. Temos que planejar coletivamente as ações que serão adotadas para a preservação e produção de água na região”, destacou Primazzi.

A Frente de Prefeitos e a ANA vão solicitar junto ao Governo do Estado de São Paulo e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro uma reunião para discutir a situação da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece os dois estados. “A presença do Vicente Andreu no nosso encontro garantiu diversos esclarecimentos para a continuidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Frente”, disse o prefeito de São José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo