fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda confirma 29 casos de dengue desde janeiro

Orientações com os moradores realizada pelos funcionários da unidade de saúde. (Foto: Divulgação/PMP)
Orientações com os moradores realizada pelos funcionários da unidade de saúde. (Foto: Divulgação/PMP)

Os casos de dengue têm assustado a população, mesmo assim, ainda é possível encontrar larvas do Aedes aegypti em muitos locais. A equipe de Controle de Vetores tem realizado um intenso trabalho de controle, evitando a proliferação do vetor. Assim que os casos são confirmados os profissionais vão até a residência do paciente infectado e realizam bloqueios e nebulizações ao redor.

publicidade

Entre os dias 05 de janeiro e 25 de fevereiro foram confirmados 29 casos, sendo 26 autóctones e três importados. 145 notificações foram descartadas, pois, os resultados para estes exames foram negativos.

Na guerra contra a dengue a população inteira deve ser um verdadeiro exército, onde todos são combatentes, desde crianças aos idosos. As ações para evitar a doença no município são simples, em apenas 10 minutos por semana é possível eliminar os criadouros do mosquito.

Sala de situação da dengue
A Sala de Situação é um espaço na Secretaria de Saúde que conta com profissionais qualificados para fazer o acompanhamento dos dados. Estes funcionários são responsáveis por alimentar o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan), órgão do Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde e Assistência Social parabeniza a equipe da Sala de Situação, pois, a equipe desenvolveu uma forma de acompanhar os casos por um sistema de georreferenciamento, onde possibilita identificar em quais locais há maior quantidade de casos autóctones, assim, eles já acionam o Controle de Vetores para fazer os bloqueios e nebulizações.

Ações de sucesso no combate
A melhor receita do sucesso no combate à dengue é o autocuidado, quando as pessoas buscam manter os quintais limpos e não deixam espalhados objetos que possam acumular água podemos dizer que elas estão exercendo cidadania.

As equipes das unidades de saúde realizam orientações e fazem distribuição de folhetos informativos à população. No dia 6 de fevereiro, por exemplo, todas as unidades fizeram ações de combate e conscientização. Este trabalho foi em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização.

O trabalho de combate à dengue não limita-se à área urbana em Pindamonhangaba. De acordo com o gerente de Controle de Vetores, há um amplo trabalho também na zona rural.

Nesta semana houve nebulizações e bloqueios em bairros como Vale das Acácias, Castolira, Boa Vista, Mantiqueira, Crispim e Feital. Além destes, outros bairros têm sido visitados pelos agentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo