fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sebrae-SP realiza 58.767 atendimentos na região em 2014

Escritórios regionais de São José dos Campos e Guaratinguetá atenderam 20.352 empresas e prestaram 16.240 atendimentos a potenciais empresários. (Foto: divulgação/Sebrae-SP)
Escritórios regionais de São José dos Campos e Guaratinguetá atenderam 20.352 empresas e prestaram 16.240 atendimentos a potenciais empresários. (Foto: divulgação/Sebrae-SP)

O Sebrae-SP realizou 58.767 atendimentos na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte em 2014 nos escritórios regionais de São José dos Campos e Guaratinguetá e nos nove PAEs (Postos de Atendimento ao Empreendedor), que atendem as 39 cidades da região.

publicidade

Durante o ano foram 38.537 atendimentos a empresas, além de orientações para interessados em abrir um negócio. As micro e pequenas empresas da região tiveram 6.441 horas de consultoria gratuita. O Sebrae-SP realizou 861 palestras, oficinas, cursos e seminários durante o ano e o Sebrae Móvel, que passou a ter duas vans na região, percorreu 37 cidades.

Com apoio do Sebrae-SP, seis cidades da região (Aparecida, Ilhabela, Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga e Tremembé) implementaram em 2014 a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas – além disso, Lagoinha regulamentou a lei-, que traz benefícios como a facilidade para a abertura e baixa de empresas; melhor acesso ao crédito; geração de empregos e estímulo à inovação, ao associativismo e ao desenvolvimento local, com as pequenas empresas tendo tratamento privilegiado nas compras públicas.

As prefeituras de Ilhabela e Tremembé, em parceria com o Sebrae-SP, criaram espaços destinados ao atendimento de empresários e a quem busca informações sobre como empreender. Esses espaços contam com profissionais capacitados para dar todas as informações relativas à abertura de empresas no município.

Tais fatores contribuíram para que Ilhabela conquistasse posição de destaque no Ministério do Turismo por registrar a maior evolução no quesito “Economia Local” do “Índice de Competitividade do Turismo Nacional” de 2014, pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas.

O Prêmio MPE Brasil – promovido pelo Sebrae Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) – teve a empresa Sistema Athos, de São José dos Campos, como vencedora na categoria Serviços de TI. A iniciativa reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão em diversos setores da economia.

São José dos Campos
Na área de atuação do escritório de São José dos Campos, foram 43.959 atendimentos. Cerca de 13.300 pequenos negócios foram atendimentos pelo menos uma vez durante o ano. Os PAEs das quatro cidades do Litoral Norte tiveram 3.311 atendimentos. Em Jacareí, foram 3.351 e, em Taubaté, 1.648 registros.

Os programas Sebrae Visita, Negócio a Negócio e Sebrae com Você, que levam apoio in loco dos consultores às empresas, foram responsáveis por 3.865 atendimentos. O programa ALI (Agentes Locais de Inovação) apoiou 958 pequenas empresas dos setores da indústria e serviços e abrirá novas vagas em 2015.

Outras iniciativas promovidas durante o ano e que serão intensificadas em 2015 foram as oficinas “Como Transformar sua Ideia em Modelo de Negócio”, Receita de Sucesso, PAT (Programa de Alavancagem Tecnológica), JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e o seminário Empretec.

O agronegócio também esteve em destaque com a Central de Negócios de Apicultura. A COAPVALE (Cooperativa Agropecuária do Vale do Paraíba) venceu a chamada pública para a merenda escolar de Taubaté e fornecerá cerca de 14 toneladas de mel para as crianças da rede municipal de ensino.

Além disso, outro destaque foi a programação de fóruns setoriais em parceria com SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), que discutiram temas como a inserção da agricultura familiar nas compras públicas e a importância em produzir leite com qualidade e sustentabilidade, programas em sintonia com as ações do APL (Arranjo Produtivo Local) de Leite e Derivados.

Guaratinguetá
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá fechou o ano de 2014 com 14.808 atendimentos em sua sede e nos Postos de Atendimento ao Empreendedor de Cruzeiro, Campos do Jordão e Pindamonhangaba. Foram 7.079 pequenos negócios atendidos.

As micro e pequenas empresas das 21 cidades atendidas pela unidade tiveram 3.050 horas de consultoria. No mesmo período o Sebrae-SP também realizou 299 palestras, oficinas e seminários. Essas atividades incluíram as ações junto às empresas de alimentação fora do lar e hospedagens, com programas como Receita de Sucesso e Hospitalidade de Sucesso.

Outros destaques das atividades do ano foram os projetos Sebrae Visita e Sebrae Negócio a Negócio. O agronegócio da região também teve atenção especial, com a participação em eventos como ExpoGuará, Torneio Leiteiro da Rocinha e Agrishow, além da aplicação de programas como o Agrosebrae, que ofereceram subsídios em consultorias a empresários rurais das cadeias de leite, cachaça e ovinocultura.

Sebrae-SP na região
O Escritório Regional do Sebrae-SP existe desde 1991 em São José dos Campos e hoje atende empresários de 18 cidades (Caçapava, Caraguatatuba, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Santa Branca, Taubaté, Tremembé e Ubatuba).

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá existe desde 1993 e atende atualmente empresários de 21 cidades da região (Aparecida, Arapeí, Areias, bananal, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro e Silveiras).

Os empresários da região também têm suporte nos Postos Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Taubaté, Jacareí, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, Campos do Jordão, Cruzeiro e Pindamonhangaba.

Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos
Endereço: Rua Humaitá, 227/233, Centro
Horário de atendimento: 9h às 17h, de segunda à sexta
Mais informações pelo telefone (12) 3922-2977

Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá
Endereço: Rua Duque de Caxias, 100, Centro
Horário de atendimento: 9h às 17h, de segunda à sexta
Mais informações pelo telefone (12) 3132-6777

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo