fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de Pinda realiza descarte de lâmpadas fluorescentes

Na primeira fase foram descartadas cinco mil lâmpadas fluorescentes que se encontravam armazenadas em caixas no depósito da CIRB. (Foto: Divulgação/PMP)
Na primeira fase foram descartadas cinco mil lâmpadas fluorescentes que se encontravam armazenadas em caixas no depósito da CIRB. (Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura Pindamonhangaba deu inicio à 1ª fase do descarte consciente de lâmpadas fluorescentes. Esta ação teve início na última sexta-feira (9) e a iniciativa deu-se por parte da equipe do Almoxarifado Central, onde após realizar levantamento em meses anteriores estimou em 25 mil o número deste produto a serem descartados.

publicidade

Na primeira fase foram descartadas cinco mil lâmpadas fluorescentes que se encontravam armazenadas em caixas no depósito da CIRB. Outras 10 mil aguardam o processo de descarte, no entanto, essa quantia é referente ao que estava armazenado em um dos galpões.

A iluminação fluorescente é 66% mais barata do que a iluminação normal, e, em média, uma lâmpada deste tipo tem uma vida útil seis vezes maior do que uma lâmpada incandescente. Essa economia, no entanto apresenta alguns riscos. O mercúrio contido nas lâmpadas pode contaminar o solo, as plantas, os animais e a água. O Brasil consome 100 milhões de lâmpadas do gênero e apenas 6% desse total são descartados corretamente.

Futuramente, a Prefeitura de Pindamonhangaba espera realizar parcerias com o setor privado no processo de descarte. Será um projeto piloto e tem como objetivo criar postos de recolhimento de lâmpadas em diversos prédios públicos para que os munícipes e funcionários possam descartar corretamente esse material, reduzindo a contaminação do meio ambiente e os riscos de saúde

Saiba como é o processo de descarte
O processo de descarte e descontaminação é simples, as lâmpadas são rompidas em equipamento vedado, para que não haja fuga de vapor de mercúrio, separam-se os terminais (componentes de alumínio, soquetes plásticos, e estruturas metálicas/eletrônicas), o vidro (em forma de tubo, cilindro ou outro formato), o pó fosfórico (pó branco contido no interior da lâmpada) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.

Todo o processo é realizado por uma empresa contratada que conta com profissionais treinados e equipado para realização da operação.

Após a retida e processamento das lâmpadas, a Prefeitura de Pindamonhangaba receberá o Certificado de Destinação Final, garantindo a gestão correta dos resíduos e atendimento às normas e legislações em vigor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo