fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de Ilhabela constrói Centro de Referência Animal

As obras Centro de Referência Animal estão em ritmo acelerado na Barra Velha. (Foto: Cláudio Rodrigues/PMI)
As obras Centro de Referência Animal estão em ritmo acelerado na Barra Velha. (Foto: Cláudio Rodrigues/PMI)

A Prefeitura de Ilhabela iniciou no final do ano passado as obras de construção do Centro de Referência Animal, na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, no bairro da Barra Velha, próximo à delegacia. Em uma área de 206 metros quadrados, o Centro de Referência Animal promoverá as ações do Programa Municipal de Respeito Animal da Secretaria da Saúde, como a castração gratuita, microchipagem, vermifugação, e o encaminhamento para atendimento de animais domésticos, marinhos e silvestres, além de prosseguir com ações da campanha de adoção dos animais de rua. A conclusão das obras está prevista para agosto deste ano.

publicidade

A secretária de Saúde, Dra. Lúcia Colucci, explica que esta gestão tem como meta avançar, proporcionando qualidade de vida animal, visando melhor qualidade de vida humana e ambiental. “Cuidando da vida animal conseguimos amenizar as agressões ao meio ambiente, à saúde humana. Ilhabela é um município pioneiro no Brasil nas ações de castração e microchipagem gratuita em cães e gatos. E agora criamos o Centro de Referencia Animal para que possamos encaminhar com qualidade outros atendimentos, tanto para animais domésticos, marinhos e silvestres”, informa a secretária, que acrescenta a parceria com a Apailha nas ações contra maus tratos que são diretamente verificadas e acompanhadas até o Ministério Público e a Polícia Ambiental e Militar.

O prefeito Toninho Colucci ressalta a importância deste trabalho. “Em 2009 quando assumimos o governo encontramos uma cidade com muitos cães soltos pelas ruas, causando acidentes no trânsito, assim como cavalos e outros animais de grande porte. Com o processo de castração e microchipagem, a situação mudou. Também intensificamos a fiscalização quanto aos animais de grande porte e Ilhabela vive hoje uma nova realidade também nesta área”, avaliou o prefeito.

População Animal
Conforme estimativa do Instituto Pasteur de São Paulo, o município de Ilhabela tem 8.389 animais, entre cães e gatos, dos quais a prefeitura castrou 7.092. De 2009 a 2014 foram castrados 3.328 cães e 3.764 gatos.

Em 2014, foram vacinados contra raiva 4.909 animais, 1.319 foram castrados gratuitamente, 911 receberam identificação por microchip. Também no ano passado, em parceria com a Apailha (Associação Protetora dos Animais de Ilhabela), foram doados 234 animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo