fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Flotilha de Ilhabela é campeã do 43° Campeonato Brasileiro de Optmist

Ao todo, sete velejadores ilhabelenses participaram do Brasileiro. (Foto:Divulgação/PMI)
Ao todo, sete velejadores ilhabelenses participaram do Brasileiro. (Foto:Divulgação/PMI)

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, recebeu na manhã desta quarta-feira (21) os velejadores da flotilha “Borrachudo”, da Escola Municipal de Vela de Ilhabela (EVI). Os atletas estavam no Rio de Janeiro (RJ) para a disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de Optimist, de 9 a 18 de janeiro. O encontro nesta manhã também contou com a presença do secretário de Esportes, professor Antonio Cornélio de Morais Filho.

Ao todo, sete velejadores ilhabelenses participaram do Brasileiro. Destaque para Matheus Oliveira (4° lugar) e Diogo Zabeu (5° lugar), que venceu cinco das 12 regatas disputadas. A competição reuniu 146 atletas de oito estados do Brasil, divididos em 18 flotilhas. Melhor para a flotilha “Borrachudo” de Ilhabela, que foi a campeã do torneio.

Completam a classificação geral do Campeonato Brasileiro os velejadores Luan Pegoraro (12º lugar), Gustavo Santos (32° lugar), Luiz Fernando (46° lugar), Joshua Tavares (59° lugar) e Anna Júlia (72° lugar).

O velejador Luiz Fernando, de 13 anos, morador do Perequê, foi campeão juvenil da Copa do Brasil e ficou com a 46° posição do Campeonato Brasileiro. “É muita gente que disputa o campeonato. Atletas de qualidade. Apesar de ser uma competição difícil, consegui o título. Tudo isso serve como experiência. Agora é intensificar os treinamentos”, destaca Fernando.

Vale destacar que os 15 primeiros colocados no Campeonato Brasileiro de Optimist garantem vaga para Sul-Americano da categoria, que será na cidade de Paracas, no Peru, entre os dias 8 e 18 de abril. Com os resultados, Matheus Oliveira, Diogo Zabeu e Luan Pagaro estão garantidos na disputa internacional.

O próximo compromisso da flotilha “Borrachudo” de Ilhabela será em Florianópolis (SC), na Praia de Jurerê, ente os dias 11 e 15 de março. A disputa será a Seletiva Nacional de Optimist.

A soma das pontuações do Brasileiro e da Seletiva define a classificação final para os campeonatos internacionais. Os cinco melhores colocados disputam o Mundial de Optimist, de 25 de agosto a 5 de setembro, na cidade Kamien Pomorski, na Polônia.

Já do 6° lugar ao 10°, competem o Campeonato Europeu de Optimist. A competição será na Grã-Bretanha entre os dias 16 e 24 de julho.

O Norte Americano de Optimist integra os classificados do 11° ao 15° lugar. A disputa será em Antigua entre os dias 5 e 12 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo