fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Janildes Fernandes é campeã do 2º Tour Feminino de San Luis

Pódio final teve as brasileiras Janildes Fernandes, campeã geral e Ana Paula Polegatch, em terceiro lugar. (Foto: ANSL/Divulgação)
Pódio final teve as brasileiras Janildes Fernandes, campeã geral e Ana Paula Polegatch, em terceiro lugar. (Foto: ANSL/Divulgação)
A ciclista Janildes Fernandes, que representa a Seleção Brasileira, entrou na última etapa do Tour de San Luis, nesta sexta (16), liderando com apenas um segundo de diferença sobre a segunda colocada. O tempo foi suficiente para a brasileira garantir a vitória geral da competição e ainda ampliar a vantagem para 8 segundos. A seleção também garantiu a terceira colocação geral com Ana Paula Polegatch e a primeira colocação entre as equipes.

“O Tour foi um verdadeiro teste para cardíaco. A emoção durou até os últimos metros da última etapa. Graças a união do grupo e a maturidade de todas as meninas conseguimos administrar muito bem a condição que tínhamos, terminando com essa vitória muito importante para o Brasil”, ressaltou Marco Barbosa, técnico da Seleção Brasileira Feminina de Ciclismo de Estrada na Argentina.

publicidade

O Tour Feminino de San Luis começou no último domingo, 11 de janeiro, na Argentina, e após as atletas enfrentarem seis etapas chegou ao final com vitória brasileira. Janildes colocou a mão na taça ainda na penúltima etapa, onde protagonizou uma grande batalha na subida do Mirador del Potrero, terminando com a segunda colocação e assumindo a liderança geral.

Nesta sexta e última etapa, realizada na localidade de San Luis, as ciclistas pedalaram 80,4km. A pequena diferença de tempo entre as primeiras colocadas da classificação geral proporcionaram uma prova extremamente rápida, com as principais ciclistas brigando pela primeira colocação. A vitória da etapa ficou com a americana Alison Tetrick, da equipe Xirayas de San Luis.

Apesar do alto nível das adversárias, Janildes Fernandes, ao lado das suas companheiras de seleção, souberam conduzir muito bem a situação, não dando chance para as adversárias e terminando com duas atletas entre as três primeiras colocadas da competição.

“É uma emoção muito grande estar vencendo o Tour de San Luis. Inicialmente cheguei aqui na Argentina pensando em trabalhar para as minhas companheiras, mas a competição acabou me favorecendo e consegui mais esse título internacional para o meu país. Todas as companheiras de seleção fazem parte dessa vitória. Aproveito para dedicar o título para meu filho Keven, de apenas um ano, e agradecer a FAB e o incrível trabalho que vem sendo desenvolvido pela Confederação Brasileira de Ciclismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, no ciclismo feminino”, declarou Janildes.

Após percorrerem 373,3km em seis dias, Janildes Fernandes acumulou o tempo de 9h52min48s, assegurando o título geral individual do Tour de San Luis 2015. A segunda colocação ficou para a americana Lauren Stephens, da equipe Tibco/SVB, que marcou 09h52min56s, seguida por Ana Paula Polegatch, também da seleção, com 10h53min14s. Entre as demais ciclistas da seleção, Clemilda Fernandes terminou na 17ª colocação, Camila Coelho na 31ª colocação, Daniela Lionço na 36ª colocação.

Em San Luis, a comissão técnica da Seleção Brasileira foi formada pelo técnico Marco Barbosa, a dirigente Renata Gavinho (Tenente da FAB), o fisioterapeuta Jivago Salinet e o mecânico Evandro Oliveira. Com exceção da atleta Ana Paula Polegatch, que estará incorporando na próxima semana, todas as integrantes da Seleção Brasileira que estiveram no Tour de San Luis são Sargentas da FAB (Força Aérea Brasileira).

“As meninas estão de parabéns. Foi incrível a superação do grupo a cada etapa, passando por cima de todas as dificuldades. O objetivo foi cumprido e estamos felizes por terminar com a primeira colocação”, destacou Renata Gavinho, Tenente da FAB e dirigente da Seleção Brasileira no Tour de San Luis.

O Brasil ainda marcou presença com a atleta Flávia Oliveira (Ale Cipollini), 7ª colocada geral e Uenia Fernandes, 13ª colocada, além da equipe Funvic/São José dos Campos que comemorou os seguintes resultados: Fernanda da Silva, 12ª colocada; Luciene Ferreira, 38ª colocada e Paula Salles, na 96ª posição.

Na classificação por equipe, a Seleção Brasileira competiu contra 18 times e sagrou-se vencedora após somar 29h40min19s. Camila Coelho ainda conquistou a segunda colocação geral na classificação de montanha, encerrando a brilhante atuação brasileira na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo