fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Andriato dá dicas para atletas do Desafio Tour do Rio de ciclismo

No ano passado o ciclista fez o melhor tempo nesse trajeto durante o Tour do Rio. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
No ano passado o ciclista fez o melhor tempo nesse trajeto durante o Tour do Rio. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Rafael Andriato, 27 anos, começou a andar de bicicleta aos 10 anos e hoje é um dos principais corredores velocistas brasileiros. O ciclista participou do Tour do Rio nas edições de 2010, 2011, 2013 e 2014 e já venceu cinco etapas da prova. Seu objetivo durante este ano é treinar e participar das grandes competições internacionais para se colocar bem no ranking geral e conquistar uma vaga na Olimpíada de 2016.

publicidade

O Desafio Tour do Rio será percorrido em Rio das Flores no próximo dia 25 de janeiro. Esse mesmo percurso foi feito por Andriato no ano passado, durante o Tour do Rio, no qual o atleta fez o melhor tempo. Com a tranquilidade de quem domina o assunto, ele aconselha: “Quem treinou pode relaxar. Antes da prova é necessário que o competidor descanse e mantenha a concentração, além de se alimentar e hidratar muito bem. Como velocista, minha dica é tentar ficar próximo ao pelotão mesmo nas subidas. E como a última parte da prova é em linha reta, o Sprint final será o momento decisivo da prova”.

Andriato também revela que esse trecho do percurso é difícil porque tem muitas subidas e descidas com curvas acentuadas. Segundo o atleta é necessário um conjunto de características aos competidores: Além da técnica, é preciso força para pedalar nas subidas e resistência, já que é uma prova longa. O cliclista assistirá a competição e participará da entrega das premiações, que somam R$ 10 mil.

Andriato ainda acrescenta que o ciclismo está em crescimento no país e vai prestigiar o Desafio Tour do Rio como forma de incentivar eventos como esse. “O ciclismo brasileiro está crescendo muito e a cada ano se torna mais importante. O Tour do Rio está alcançando um reconhecimento maior internacionalmente e o Desafio Tour do Rio é interessante porque os atletas podem treinar partes dos trajetos nessa competição.”

O Desafio Tour do Rio é uma realização do Instituto FAÇA com apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Flores. A prova é homologada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo