fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José é campeão mundial de futebol feminino

Time joseense conquistou o título mundial. Na foto, o time que foi campeão da Libertadores deste ano. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Time joseense conquistou o título mundial. Na foto, o time que foi campeão da Libertadores deste ano. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O São José derrotou o Arsenal por 2 a 0 neste sábado (6) e se tornou o primeiro time feminino brasileiro a ser campeão mundial de futebol. O jogo foi realizado na madrugada deste sábado (horário do Brasil) em Tóquio, no Japão.

publicidade

Logo no primeiro tempo a meia Rosana abriu o placar, num chute rasteiro no canto direito da goleira Chamberlain. O gol que decretou a conquista do título foi de pênalti, cobrado pela atacante Gio, na segunda etapa.

Esta foi uma vitória histórica para o futebol brasileiro. Até então, os únicos títulos de equipes do país, tanto de clubes como da Seleção, eram apenas em âmbito continental.

No futebol disputado por mulheres na América do Sul, o São José é o time com mais títulos da Libertadores, com três conquistas: 2011, 2013 e 2014.

Além do tricampeonato continental, as joseenses venceram duas vezes a Copa do Brasil (2012 e 2013) e o Campeonato Paulista (2012 e 2014).

O time de futebol feminino joseense começou a ser formado em 2001. Depois de ganhar várias vezes os Jogos Regionais, a equipe, então sob o comando do treinador Márcio Oliveira, ganhou projeção internacional em 2011 ao conquistar a Libertadores Feminina, disputada na cidade, tendo eliminado na semifinal o Santos, na época o bicampeão e único ganhador do torneio.

Após a façanha, as meninas joseenses continuaram a voar alto. O esquadrão do Vale do Paraíba se tornou a referência na modalidade no país, na América do Sul e, agora, no planeta. Em 2014, o São José ganhou o direito de disputar o Mundial Feminino por ter sido campeão da Libertadores no ano anterior.

Pela disputa do terceiro lugar no mundial interclubes, entre os dois representantes japoneses, o Urawa, que tinha sido eliminado na semifinal pela equipe joseense, venceu o Okayama por 4 a 0.

MUNDIAL FEMININO
O torneio não é organizado pela Fifa, porém já é a competição interclubes femininos mais importante do mundo. O nome oficial é International Women’s Club Championship (Campeonato Internacional Feminino de Clubes). Foi criado em 2012 e está sob a chancela da Federação Japonesa de Futebol.

Foram realizadas três edições. Na primeira, em 2012, participaram quatro clubes: Lyon (França), Canberra (Austrália), Kobe Leonessa (Japão) e NTV Beleza (Japão). Em 2013 foram 5 times, tendo o Colo Colo (Chile) como representante da América do Sul e Chelsea (Inglaterra) pela Europa.

Neste ano o número aumentou para seis equipes, sendo o São José (Brasil) da América do Sul e o Arsenal (Inglaterra) representante da Europa. Esses dois times entraram direto na fase semifinal. Além da equipe joseense, os campeões do torneio são o Lyon (2012) e Kobe Leonessa (2013).

TÍTULOS DA EQUIPE FEMININA JOSEENSE
Campeã mundial: 2014
Tricampeã da Libertadores: 2011, 2013 e 2014
Bicampeã da Copa do Brasil: 2012 e 2013
Bicampeã paulista: 2012 e 2014
Undecampeã dos Jogos Regionais
Vice-campeã brasileira: 2013
Vice-campeã paulista: 2010 e 2013
3º lugar da Libertadores: 2012
3º lugar dos Jogos Abertos do Interior: 2013 e 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo