fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Por Entre Fios” reconta 89 anos de história da Tecelagem Parahyba

Exposição multimídia Por Entre Fios, que reconta os 89 anos de história da Tecelagem Parahyba com vídeos, fotografias e instalações lúdicas que retratam a memória industrial joseense. (Foto: reprodução)
Exposição multimídia Por Entre Fios, que reconta os 89 anos de história da Tecelagem Parahyba com vídeos, fotografias e instalações lúdicas que retratam a memória industrial joseense. (Foto: reprodução)

São José dos Campos recebe neste mês de novembro o Por Entre Fios, projeto idealizado pelo Coletivo Criamundo com cenas e fotografias que resgatam a história da antiga Tecelagem Parahyba. A exposição contempla desde a instalação da fábrica em 1925 e seu ávido crescimento até a quase falência de suas atividades, atualmente resgatadas por uma cooperativa de funcionários.

publicidade

David Ferreira, cinegrafista e editor do Coletivo Criamundo, comenta o desenvolvimento do projeto pelo grupo. “O funcionamento da fábrica com os mesmos equipamentos antigos até hoje despertou nossa curiosidade sobre a Tecelagem Parahyba e as pessoas envolvidas em sua história. As indústrias tiveram participação essencial no desenvolvimento da região, mas quase não há memória documentada, o que nos levou a idealizar o Por Entre Fios”.

Um vídeo documentário apresenta arquivos e registros de época, além de depoimentos de antigos operários, líderes industriais e de ícones como o engenheiro Ozires Silva e o cartunista Maurício de Sousa (confira o trailer neste link). Já a mostra fotográfica revela prédios e ofícios transmitidos de geração em geração com 30 fotografias e dois painéis panorâmicos com até seis metros de largura. “Com a sensibilidade das lentes buscamos registrar as lembranças, as alegrias, os ideais e os desafios do cotidiano daqueles que passaram pela Tecelagem Parahyba”, destaca Natalie Rocha, fotógrafa e diretora artística do Coletivo Criamundo. No local, máquinas, ferramentas e tecidos complementam as instalações com um cenário lúdico para ampliar a experiência sensorial dos visitantes.

“O objetivo da exposição Por Entre Fios é ampliar a compreensão da história e a cultura industrial do Vale do Paraíba. É resgatar a relação entre sindicatos, operários e fábricas e a contribuição para o desenvolvimento da região”, comenta Bianca Oliveira, fotógrafa e diretora executiva do Coletivo Criamundo.

A vernissage para convidados e autoridades acontece no dia 06 de novembro às 19h no Galpão Parahyba, espaço concedido à Coopertêxtil pelo Governo do Estado de São Paulo. A exposição permanece aberta ao público com entrada gratuita no mesmo local nos dias 07, 08, 13, 14 e 15 de novembro. Com programação itinerante, a exposição seguirá instalada na Câmara Municipal de São José dos Campos e na Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos.

A exposição Por Entre Fios conta com patrocínio da Huesker por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e com os seguintes apoiadores: Embraer, Yazigi, Depósito Luchetti, O Vale, Coopertêxtil, MedLink, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Casa de Bolos, Defender – Segurança Privada, Faculdade Anhanguera e MoveDigital, além do sistema de oficinas culturais do Estado de São Paulo POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura).

Ficha Técnica:

POR ENTRE FIOS – Documentário fotográfico e filme média-metragem (45’)
Produção: Coletivo Criamundo
Direção: Bianca Oliveira e Natalie Rocha
Roteiro: Natalie Rocha
Direção de cena: David Ferreira
Direção fotográfica: Natalie Rocha
Pré-edição e montagem: Bianca Oliveira
Edição e finalização: David Ferreira
Cinegrafistas: David Ferreira e Débora Moreira
Fotógrafos: Bianca Oliveira e Natalie Rocha

EXPOSIÇÃO MULTIMÍDIA POR ENTRE FIOS
Local: Galpão Parahyba
Data: 07, 08, 13, 14 e 15 de novembro
Horário: quintas e sextas-feiras (das 14h às 18h) e sábados (das 9h às 13h)
Endereço: Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos/SP (acesso pelo Parque da Cidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo