fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

HR realiza aula sobre Primeiros Socorros e dinâmica de reanimação

Dr. Rodrigo Correia Coaglio durante dinâmica de reanimação com a Comunidade. (Foto: divulgação/HR)
Dr. Rodrigo Correia Coaglio durante dinâmica de reanimação com a Comunidade. (Foto: divulgação/HR)

Em sua 3ª edição no ano, o Programa Saúde na Comunidade do Hospital Regional do Vale do Paraíba, recebeu na quinta-feira, dia 28, uma aula prática sobre Primeiros Socorros. Ministrada pelo especialista em Cirurgia Geral e Oncológica, Dr. Rodrigo Correia Coaglio, membro da Emergência do HR, a aula foi dividida em dois períodos.

publicidade

O primeiro momento contou com o apoio da Enfermeira da Educação Corporativa do hospital, Viviane Grillo, formada no Curso de Suporte Avançado de Vida American Heart Association 2011, e abordou as diversas formas de obstruções por vias aéreas, além de explicar, por meio de uma dinâmica de grupo, como agir em casos de emergência envolvendo adultos, crianças ou lactentes.

“Qualquer que seja a situação de alerta, é fundamental manter a calma para decidir a maneira correta de como socorrer a vítima. Os primeiros socorros são os que garantem a sobrevivência, portanto devemos sempre pedir ajuda a quem estiver próximo do local, chamar ajuda ligando para 192 ou 193 e iniciar a Reanimação Cadiorrespiratória”, destacou a enfermeira.

Durante o segundo o período, foi a vez do especialista destacar outros tipos de abordagem nos primeiros socorros, voltados a desmaios, convulsões e paradas cardiorrespiratórias. A palestra aproximou ainda mais a comunidade, que teve a oportunidade de participar de maneira prática, de uma simulação de reanimação.

Na ocasião, o profissional destacou a importância de cada passo a ser dado em um momento de emergência. “Precisamos saber que tempo é vida e que os segundos em uma parada cardiorrespiratória são decisivos. Mantenha a calma e crie um ambiente onde a vida da vítima seja o mais importante, divida funções e estabeleça um ritmo de trabalho ágil para que a reanimação seja efetiva”.

O bate-papo contou também com a apresentação de vídeos explicativos e um espaço para esclarecimento de dúvidas por parte do público. O programa Saúde na Comunidade é uma iniciativa do Instituto de Estudo e Pesquisa (IEP) do HR e a 4º edição está prevista para o mês de outubro com o tema “Câncer de Mama”. Os interessados em participar podem se inscrever pelo telefone (12) 3634-2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo