fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Há 84 anos, Nossa Senhora Aparecida era declarada Padroeira do Brasil

Santuário de Aparecida. (Foto: PortalR3)
Santuário de Aparecida. (Foto: PortalR3)

Para comemorar o Jubileu de Prata da Coroação – 1904 a 1929 – Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, propôs e organizou um Congresso Mariano em Aparecida, que foi celebrado de 5 a 7 de setembro de 1929. Estiveram presentes 27 Bispos e prelados, milhares de romeiros e muitos Sacerdotes e Religiosos.

Os Bispos presentes no Congresso decidiram enviar um pedido ao Papa para que ele declarasse Nossa Senhora Aparecida Padroeira de toda a Nação, assinando para tal um Memorândum. À frente do movimento estava o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e o Reitor do Santuário, Pe. Antão Jorge Hechenblaicker.

publicidade

 

A princípio, Roma negou o indulto, pois a Imaculada Conceição já era Padroeira da América Latina, e São Pedro de Alcântara (escolhido por Dom Pedro I) Padroeiro do Brasil. Mas, em 16 de julho de 1930 (há 84 anos), o Papa Pio XI declarava Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

No entanto, foi em outubro de 1930 que Dom Sebastião Leme iniciou os preparativos para uma grande manifestação popular no Rio de Janeiro, com a participação de autoridades civis, militares e eclesiásticas para a realização de um novo Congresso Mariano, onde em seu encerramento, que aconteceria em maio de 1931, a Mãe Aparecida seria consagrada Rainha do Padroeira do Brasil.

De que modo o povo brasileiro recebeu Nossa Senhora como Padroeira?
Com muita alegria em seus corações, demonstrada com grande veneração e devoção. Segundo registros históricos, mais de um milhão de fiéis participaram das festividades, que se iniciou com uma Missa campal diante da Igreja de São Francisco de Paula e depois teve a imagem seguindo em procissão até a Praça Esplanada do castelo, onde foi realizada a, perante o povo e autoridades, a Consagração de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, através de solene ato de Dom Leme.

Décadas depois, vemos a devoção a Nossa Senhora Aparecida ainda mais fervorosa. Milhares de devotos hoje visitam semanalmente o Santuário Nacional para fazer suas orações junto à Imagem encontra no Rio Paraíba do Sul, um cenário diferente de outros Santuários, que concentram seus movimentos na ocasião de suas novenas e festas anuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo