fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Biblioteca de Taubaté libera catálogo digital para agilizar pesquisas

Localizada no prédio da sede da Área de Museus, a Biblioteca Histórica Professora Maria Morgado de Abreu possui um acervo de cerca de 15 mil itens, entre livros e periódicos. O foco principal é a história do município de Taubaté

Localizada no prédio da sede da Área de Museus, a Biblioteca Histórica Professora Maria Morgado de Abreu possui um acervo de cerca de 15 mil itens, entre livros e periódicos. O foco principal é a história do município de Taubaté. (Foto: Divulgação/PMT)

A Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico de Taubaté elaborou um catálogo digital dos livros disponíveis na Biblioteca Histórica Professora Maria Morgado de Abreu. O trabalho visa facilitar a pesquisa de interesse do público no acervo da unidade.

A lista contém mais de 1.200 livros cadastrados, com a temática de Taubaté e região, e pode ser acessada pelo site da Prefeitura neste link.

O acervo completo é composto por enciclopédias gerais e específicas, dicionários, biografias, artes, geografia geral e do Brasil, história geral e do Brasil, história da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, bibliografias dos autores taubateanos, pastas com arquivos documentais que possuem fotos e artigos de jornais sobre os aspectos geográficos e fatos históricos de Taubaté, além de materiais bibliográficos raros.

Neste momento, a equipe da biblioteca está trabalhando na catalogação das pastas de pesquisa que estão no acervo da unidade.

A biblioteca fica na avenida Santa Luiza de Marillac, 1481, Vila São José. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

A BIBLIOTECA

Localizada no prédio da sede da Área de Museus, a Biblioteca Histórica Professora Maria Morgado de Abreu possui um acervo de cerca de 15 mil itens, entre livros e periódicos. O foco principal é a história do município de Taubaté.

A biblioteca é aberta ao público em geral, com acesso gratuito. Por tratar-se de acervo com muitos itens raros, únicos e/ou que não são mais publicados, esta biblioteca não realiza serviço de empréstimo de materiais, apenas de consulta.

Dentre as atividades desenvolvidas pela biblioteca, estão: atendimento a pesquisadores; realização de pesquisas internas e de pesquisa por e-mail; visita mediada a grupos de estudantes; tombamento de livros e outros documentos; catalogação e classificação de livros; organização dos materiais informacionais, como livros e documentos do acervo; classificação de documentos; elaboração de catálogo de consulta para divulgação pública; seleção e higienização de livros e documentos doados; elaboração de atividades e projetos que contribuam com o incentivo à leitura e uso do material existente na biblioteca; elaboração de atividades e projetos que auxiliem na pesquisa e descrição do acervo já existente e na divulgação da história e cultura de Taubaté.

Botão Voltar ao topo