fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc Taubaté recebe espetáculo de dança “Fandango a Céu Aberto”

O trabalho propõe um olhar contemporâneo para uma manifestação tradicional em extinção: o fandango

(Foto: Adriano Milan)

No próximo sábado, dia 30, às 20h, o Sesc Taubaté apresenta o espetáculo de dança “Fandango a Céu Aberto”, com Cia Oito Nova Dança.

O trabalho, com direção de Lu Favoreto (também uma de suas intérpretes-criadoras) propõe uma releitura para a memória de um povo, o fandango caiçara, e expõe o trânsito entre tradição cultural e arte contemporânea, fazendo a aproximação de ambas no espaço cênico e urbano.

A montagem acolhe aspectos do fandango original. O gênero musical e coreográfico, muito associado ao modo de vida da população caiçara do litoral do Paraná e São Paulo, possui estrutura complexa.

Envolve diversas formas de execução de instrumentos musicais, melodias, versos e coreografias, como o bailado, o batido e a noção de mutirão e celebração coletiva, que transformam, recriam e atualizam esta manifestação, ao mesmo tempo em que estabelece a relação entre arte, memória e sociedade. Fandango a Céu Aberto convida o público a dançar e a se sentir em um grande baile.

Um fandango atravessado por corpos, tempos e espaços. Com os intérpretes-criadores Anderson Gouvêa, Camila Venturelli, Fabrício Licursi, Fernanda Gusso, Lu Favoreto e Raoni Garcia e os músicos Andrea Drigo, Alício Amaral e Pipo Pegoraro.

Sobre a Cia. Oito Nova Dança

A Cia. Oito Nova Dança reúne uma geração de artistas que optou pela pesquisa enquanto procedimento de criação e elaboração de seus produtos cênicos.

Uma geração que busca bases em uma práxis artística cênica nomeada “contemporânea”. Nessa designação, o conceito de “corpo cênico” passa a apresentar como traço principal, exigências muito próprias em seu modo de trabalhar as práticas e poéticas.

Estes artistas caracterizam-se por unir a investigação artística e a pedagogia do movimento com o aporte de técnicas somáticas. Princípios atrelados à ideia de “corpo natural” aplicados na pesquisa de linguagem potencializam a autonomia criativa do intérprete, possibilitando assim a inscrição de suas próprias autorias.

As novas técnicas na dança cênica conduzem à procura de novas estéticas que atendam à necessidade de criação e expressão contemporâneas.

No repertório coreográfico da Cia. Oito Nova Dança a corporeidade tem sido motivada por uma matriz poética recorrente – natureza/memória/preservação/transformação – e os processos de criação da Cia. vem sendo elaborados nas interfaces entre dança, música e artes visuais.

Ficha Técnica

Direção: Lu Favoreto

Intérpretes: Camila Venturelli, Chico Lima, Dani Dini, Fabrício Licursi, Lu Favoreto, Thiago Antunes.

Músico: Pipo Pegoraro

Figurino: Maristela Estrela

Iluminação: Cristina Souto

Pesquisa e transmissão do batido: Ramiro Murillo

Fotos: Adriano Milan (divulgação)

Desing gráfico: Maykol Arancibia.

Estagiárias: Andrea Mendonça

Produção: Bianca Dorini

A entrada é gratuita e não há necessidade de retirada de ingressos. Classificação indicativa é de 16 anos.

SERVIÇO:

Espetáculo de dança: “Fandango a Céu Aberto”, com Cia Oito Nova Dança

Dia 30/03, sábado, às 20h.

Grátis, sem retirada de ingressos.

Classificação: 16 anos

Local: Circo

O Sesc Taubaté fica na Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264. Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone 12.3634.4000 ou sescsp.org.br

Botão Voltar ao topo