fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião promove palestra para familiares de pessoas com TEA

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Diretoria de Especialidades da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promove, nesta sexta-feira (23), palestra gratuita e aberta ao público sobre ‘Diversidade e inclusão: acolhimento e atendimento de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro do Autismo’.

O evento é voltado principalmente aos familiares de pessoas com TEA.

A palestra será às 14h na Pousada Tambayba, localizada na Rua Sebastião Romão César, 658, em Maresias, na Costa Sul do município.

O tema será abordado pelo mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e gestor de Políticas Públicas, consultor em diversidade e inclusão e professor universitário, Thiago Pereira. A mesma palestra foi apresentada no dia 31 de janeiro, no Teatro Municipal, no Centro da cidade.

Também estão ocorrendo, desde o mês passado, capacitações sobre o tema voltadas aos profissionais das redes básica e especializada de saúde de Costa Norte a Costa Sul do município.

Os treinamentos abrangem médicos, enfermeiros, recepcionistas, auxiliares de limpeza, agentes comunitários de saúde, dentistas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e fisioterapeutas.

Estão sendo abordados nas capacitações os temas: definição e concepções de deficiência, fases da deficiência (exclusão, segregação, integração e inclusão), Lei Brasileira de Inclusão e outras legislações, inclusão da pessoa com TEA, tríade do autismo (interação social, comunicação e comportamentos restritos e repetitivos), mapeamento e prevalência do autismo, causas, sinais e diagnóstico, entre outros.

O objetivo das capacitações, de acordo com a diretora de Especialidades da Fundação de Saúde Pública, Angélica Oliveira Costa, é tornar São Sebastião mais inclusiva, sensibilizando os profissionais de saúde para que tenham um olhar acolhedor ao prestar atendimento aos pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo.

“Este atendimento humanizado promoverá uma significativa melhoria na qualidade de vida desses usuários, de seus familiares e de toda a comunidade em que estão inseridos”, conta a diretora.

“Além disso, as capacitações vêm ao encontro das propostas de implantação de políticas públicas e serviços voltados à pessoa com TEA.”

Angélica explica que, de acordo com dados do e-SUS do Ministério da Saúde (MS), São Sebastião tem, atualmente, 1.964 Pessoas com Deficiência (PCD) cadastradas no sistema de saúde, estando as pessoas com TEA entre elas.

“A implementação e ampliação da rede de oferta de serviços, programas e ações que garantam a qualidade de vida, a inclusão e a oferta de oportunidades para esta população é uma demanda que surgiu com muita força nos últimos anos, ficando evidente a necessidade de adaptação dos atendimentos em saúde”, conta.

Para viabilizar as capacitações e palestras, São Sebastião recebeu uma emenda do deputado Bruno Ganem.

Serviço:

Palestra: ‘Diversidade e inclusão: acolhimento e atendimento de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro do Autismo’

Dia: 23 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: Pousada Tambayba

Endereço: Rua Sebastião Romão César, 658, Maresias

Botão Voltar ao topo