fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Supercopa Rei: árbitro explicará decisão do VAR aos torcedores no Mineirão

Os anúncios serão feitos pelo microfone que o árbitro já utiliza; objetivo é dar mais transparência ao trabalho da arbitragem

VAR não precisou chamar árbitro de campo em nenhum jogo da sétima rodada da Série A. (Foto: Rodrigo Ferreira/CBF)

A Supercopa Rei terá uma novidade na arbitragem neste domingo (4) para os torcedores no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

O árbitro Bráulio da Silva Machado vai explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público durante a decisão entre Palmeiras e São Paulo. A competição abre oficialmente a temporada de 2024 do futebol brasileiro.

Os anúncios serão feitos pelo microfone que os árbitros já usam. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da FIFA para implementar a medida.

A comunicação da decisão foi testada recentemente nos Mundiais de Clubes da FIFA. O plano da Comissão é adotar a comunicação da decisão na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, explicou como o processo será feito pelos árbitros, que iniciaram os treinamentos na pré-temporada de 2023.

“Existe um protocolo, a gente está treinando os árbitros. São palavras simples, sem muita complicação, é a decisão final. Ele vai explicar o motivo e qual é a decisão que ele tomou”, afirmou.

Seneme também destacou o avanço em termos de transparência que a implantação oferece ao futebol brasileiro e seus torcedores.

“Vamos inaugurar essa ferramenta de transparência. A gente entende que é um passo a mais, já trabalhamos com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão.

As decisões que os árbitros tomarem através do VAR, assim como já foi feito nos Mundiais de Clubes da FIFA, os árbitros vão anunciar as suas decisões”, disse.

“A gente entende que é um avanço muito grande. Quem está no campo precisa saber. É um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro.

Além da transparência, revelar as decisões, eu acho que humaniza a figura do árbitro e dá a ele o poder de explicação para que as pessoas entendam desde quando ele toma a decisão final”, acrescentou.

A equipe de arbitragem do jogo será formada pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, pelos assistentes Guilherme Camilo e Rodrigo Correa, pelo quatro árbitro Rafael Klein, além de Fernanda Kruger como quinta árbitra e de Antonio Pereira da Silva como assessor.

Na cabine do VAR, o árbitro de vídeo será Wagner Reway, acompanhado dos assistentes Cleriston Clay e Daniel Nobre Bins. Péricles Bassols será o observador de VAR.

Botão Voltar ao topo