fbpx

Arena de Pernambuco receberá o Sul-Americano de Marcha Atlética

(Foto: Divulgação/CBAt)

A Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, será o palco da disputa do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética no dia 10 de março.

A competição, que ganha ainda mais importância em temporada olímpica, foi anunciada num evento realizado nesta quinta-feira (25/1), na Secretária Executiva de Esportes do Governo de Pernambuco, no Parque Esportivo Santos Dumont.

A marcha atlética tem atletas fortes no continente, dentre eles os brasileiros Caio Bonfim, Erica Sena e Viviane Lyra já classificados para os Jogos Olímpicos de Paris.

Uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco, a Federação Sul-Americana, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) viabilizou a sede do campeonato.

Um percurso será montado na área externa da Arena de Pernambuco que possui a estrutura de secretaria, departamento médico, banheiros e salas de apoio.

O Sul-Americano reunirá atletas de três categorias: adulto, nas provas dos 20 Km e 35 Km, masculino e feminino; Sub-20, 10 km feminino e masculino; e Sub-18, 5 km feminino e 10 km masculino.

O campeonato também está no caminho para o Mundial de Marcha Atlética por Equipes de Antalya, Turquia, dia 21 de abril, e mais uma chance para a obtenção de índices para os Jogos Olímpicos de Paris – o atletismo será de 1 a 8 de agosto.

O secretário executivo de Esportes Luciano Leonídio frisou “que é um prazer muito grande colocar Pernambuco na rota dos eventos esportivos, sejam eles nacionais ou internacionais” como é o Sul-Americano de Marcha Atlética.

Disse que utilizar o equipamento esportivo Arena de Pernambuco tem um significado especial de ‘pernambucanidade’ pelo incremento do equipamento e atendimento a população.

O presidente da Federação Sul-Americana Hélio Gesta de Melo lembrou que é de Manaus e que é sempre uma honra trazer um evento do Continente para o Nordeste.

“Pernambuco vai passar pelo caminho dos atletas da marcha até o Mundial da Turquia e até os Jogos de Paris-2024.” Informou que a delegação do Brasil para o Sul-Americano será definida na Copa Brasil de Marcha Atlética em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de fevereiro.

“Trazer para Pernambuco esse campeonato vem de uma diretriz que a CBAt estabeleceu em 2021, que é de descentralizar os eventos no País e desenvolver o atletismo em todos os cantos do Brasil”, disse Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt.

“O Estado de Pernambuco poderá, inclusive, receber eventos de pista e campo com a reinauguração da pista do Santos Dumont”, acrescentou. “Desde o início das conversas o Governo do Estado de Pernambuco foi muito proativo, assertivo e objetivo.

A governança é muito importante para a CBAt, que foi eleita a melhor confederação do mundo em 2022 graças a parcerias como essa.”

A Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA), por meio de seu presidente Daniel Ricardo Pereira, também tem sido uma importante parceira da CBAt na organização de eventos no Estado.

Cisiane Dutra, que foi atleta olímpica da marcha atlética – disputou os jogos do Rio-2016 – e é pernambucana disse que “é uma emoção muito grande receber o evento no Estado”.

“Eu já participei de alguns sul-americanos, já fui campeã, e passa um filme na cabeça desde que eu comecei marchando com os pés descalços, ganhei os meus primeiros tênis… Receber um campeonato com atletas que já têm índice olímpico para Paris-2024, torcendo e vibrando com eles é uma alegria enorme.”

Keila Costa, ex-atleta olímpica, atualmente treinadora, medalhista em Mundiais e integrante do programa Ídolos do Atletismo Loterias Caixa, também colocou sua alegria por ter uma competição internacional em Pernambuco.

“Quando eu comecei, nem nos meus melhores sonhos eu pensei em ver um evento desse porte aqui. É muito emocionante e, com certeza, vai inspirar muito atletas.”

Nos últimos dois anos, a CBAt tem sido a principal parceira da Atletismo Sul-Americano na organização de competições internacionais.

O Brasil sediou o Pan-Americano de Cross Country em Serra (ES), os Sul-Americanos Sub-18, em São Paulo (SP), e Sub-23, em Cascavel (PR), em 2022; o Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas (MG), e o Campeonato Sul-Americano de Atletismo adulto, em São Paulo, em 2023.

Botão Voltar ao topo