A rede de Ensino Municipal de São José dos Campos se prepara para o Empreende – Startups Educacionais 2023, que acontece em dezembro, com apresentação à comissão julgadora, com detalhes e muita expectativa.
Nesta semana, estudantes dos 9º anos de 45 escolas municipais de Ensino Fundamental passaram pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) para apresentar as ideias e projetos, que foram selecionados para a edição do Empreende deste ano, a uma banca de jurados composta por representantes do Procon, Receita Federal, Sebrae e profissionais convidados.
Segundo a orientadora de ensino do Cedemp, Josiane Saboia, o mês de novembro será dedicado a ajustes e detalhes em preparação para os dias de evento, quando os estudantes e professores representam suas escolas.
“Conseguimos ver a evolução dos alunos desde o início da ideia até hoje, com a apresentação aqui. É sempre uma surpresa boa e uma grande alegria vê-los apresentarem suas ideias com orgulho e preparo”, afirmou.
Junto com os colegas de classe, Glória Beatriz dos Santos Fiori, 14 anos, da Emefi Silvana Maria, apresentou o projeto “Escomix”,a escova de cabelo que foi desenvolvida para facilitar a vida das pessoas no dia a dia. “Estamos animados, desenvolvemos todo o projeto nas aulas de Enriquecimento Curricular na escola, espero que dê tudo certo. Acho importante as aulas de empreendedorismo, pois a gente pode aprender a ter mais autonomia e responsabilidade”, disse Glória.
Rael Araújo Gomes, 14 anos, da Emefi Maria Aparecida dos Santos Ronconi apresentou o “Pool Protection – Sua piscina mais segura”.
“Criamos um adaptador de profundidade para piscinas, pensando na segurança. Você coloca na piscina e ela pode aumentar ou diminuir a profundidade. O empreendedorismo é muito importante nas nossas escolas, incentiva nossa criatividade, a forma como lidamos com dinheiro, planejamento e outras coisas”, comentou Rael.
São José + Empreendedora
A Educação Empreendedora faz parte do currículo e das ações na rede de ensino municipal e tem sido ampliada neste ano. A parceria da Prefeitura com o Sebrae no programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) foi estendida para mais de 38 mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, um crescimento de 61% em relação ao ano passado.
Com formações para os professores sobre a temática empreendedora e trabalho em equipe nas escolas, diversas ideias foram compartilhadas entre os alunos em exposições. Entre os temas trabalhados com os estudantes no Enriquecimento Curricular estão soluções sustentáveis, robótica empreendedora, tecnologias digitais, geração empreendedora e outros.
Segundo Fabiana Supino, do Sebrae, as atividades estimulam os estudantes a planejarem para alcançar os objetivos. “A educação empreendedora vai além das paredes da escola, alcançando a comunidade e proporcionando impacto positivo, é isto que percebemos ao acompanhar os projetos e cada edição do Empreende”, afirmou.
“É apaixonante ver os jovens planejando, criando, vencendo desafios e entregando resultados maravilhosos”, destacou Fabiana.
A analista tributária da Receita Federal Maira Moreira Cenzi ressaltou sobre a criatividade presente nos projetos, assim como as parcerias que incentivam os estudantes. “A parceria que temos com a Educação é muito importante. Estou encantada com a criatividade e perfeição da apresentação dos alunos e espero que continuemos em parceria, para incentivar o desenvolvimento deles”, disse.