fbpx

Senac Pindamonhangaba abre oportunidades para empresas exercerem o ESG

O programa promove transformação e disponibiliza conhecimento técnico para jovens de 14 a 24 anos ingressarem no mercado de trabalho

Aulas serão no Senac Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

Por meio do Programa Senac de Aprendizagem, o Senac Pindamonhangaba oferece uma oportunidade para as empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, contribuintes do Senac, viabilizarem o ESG (Environmental, Social and Governance – desenvolvimento do meio ambiente, impacto social e governança). Com a iniciativa, os jovens entre 14 e 24 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio e que forem recrutados pelas empresas parceiras, têm a chance de estudar gratuitamente no Senac.

Atualmente, mais de 60 estudantes integram o Programa de Aprendizagem no Senac Pindamonhangaba, adquirindo conhecimento técnico e desenvolvimento pessoal para ingressarem e crescerem na carreira profissional.

“Ao voltarmos a atenção para o jovem, principalmente os que se encontram em situação mais vulnerável, apresentando possibilidades de trabalho e desenvolvimento, ajudamos a comunidade evoluir, estabelecendo conexões sociais. Ao praticar essas ações, a empresa aplica o ESG e se torna um braço forte para o crescimento social”, diz Natália Martins do Amaral, coordenadora da Aprendizagem no Senac Pindamonhangaba.

Uma pesquisa divulgada pelo O Globo mostra que 68% dos jovens que participaram de programa de aprendizagem conseguem empregos no mercado formal de trabalho.

A face do jovem aprendiz
Thaissa Sampaio Pereira, de 20 anos, está colhendo os frutos do Programa Senac de Aprendizagem. Ela recentemente foi contratada pelo supermercado Shibata depois de atuar no local, durante um ano e meio, como jovem aprendiz, por meio do Senac Pindamonhangaba. “Quando acabei o ensino médio integral não tinha nenhuma experiência no mercado de trabalho, por isso foi um grande ganho participar do Programa de Aprendizagem, que foi essencial para meu conhecimento técnico e crescimento profissional, chegando a ser contratada”, conta a ex-aluna.

Felipe Almeida dos Santos, líder da frente de caixa na unidade do Shibata onde Thaissa trabalha, em Pindamonhangaba, começou sua carreira, em 2016, também como jovem aprendiz e foi crescendo na empresa. Hoje, Felipe monitora os oito jovens do Programa de Aprendizagem no supermercado, todos matriculados no Senac Pindamonhangaba. “Acompanho o desempenho deles, ensinando, auxiliando, dando feedbacks, e ajudando o RH com mudanças de setor de aprendizagem para eles, além de corrigi-los quando necessário e atendendo as necessidades dos mesmos”, explica.

Para Felipe, os benefícios do Programa de Aprendizagem para os jovens são inúmeros. “Além de uma oportunidade de ter um salário, um preparo para o mercado de trabalho com os cursos do Senac, maturidade emocional e profissional, o Programa proporciona uma visão de futuro, enriquece o jovem com informações atuais, além de incentivar a sempre dar o seu melhor para alcançar novas conquistas, aprender a ter um caráter maduro com os líderes bem preparados da rede, ensinar a ser comunicativo, a ter postura, a tratar melhor as pessoas, a entender a diversidade de pessoas com a qual convivemos, e amplia a realidade externa do mundo de trabalho”, explica.

Ele reforça que a empresa que aposta no jovem aprendiz também tem muito a ganhar. “Existem várias vantagens para a empresa, como conhecer perfis de jovens e futuros colaboradores, se adequar ao meio contemporâneo da juventude, avaliar futuros líderes para a própria empresa, ensinar a forma de comportamento e produção da qual a empresa precisa, e, é claro, abrir oportunidades para os jovens terem seu primeiro salário com carteira assinada. Isso traz renome para a empresa, e o Shibata faz questão de dar oportunidades para todo tipo de talento”, declara Felipe.

A EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, revelou que 99% dos investidores utilizam divulgações ESG para decidir se investem ou não em uma empresa. Segundo relatório ESG Radar 2023, organizado por uma empresa de consultoria e serviços digitais, os investimentos na área devem chegar a 53 trilhões de dólares até 2025. Além disso, para 90% dos executivos entrevistados, iniciativas de ESG mostram retornos financeiros positivos nas organizações, segundo dados divulgados pela revista Exame, em 2/8/2023.

As inscrições para o Programa Senac de Aprendizagem estão abertas nas unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Para mais informações, basta acessar o site https://www.sp.senac.br/jovem-aprendiz.

Como funciona a Aprendizagem no Senac
A empresa parceira é responsável por recrutar, selecionar e matricular o aprendiz no Programa Senac de Aprendizagem. Ao ser contratado, o aprendiz terá sua carteira de trabalho assinada pelo empregador e será remunerado pelas atividades teóricas e práticas do curso.

Para ser aprendiz, deve-se ter idade entre 14 e 24 anos e, caso não tenha concluído o Ensino Médio, é preciso estar matriculado e frequentando a escola. No caso de pessoas com deficiência, esse limite máximo de idade não se aplica. A carga horária do Programa de Aprendizagem do Senac São Paulo varia de 1.000 a 1.600 dependendo do curso, dividida em aulas teóricas – geralmente realizadas nas dependências do Senac – e prática profissional na empresa. A jornada diária do aprendiz será de quatro horas, em um total de 20 semanais, somando teoria e atividades práticas na empresa.

Empresas interessadas no programa podem buscar mais informações no site https://www.sp.senac.br/jovem-aprendiz.

Botão Voltar ao topo