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Pesquisa do ITA auxilia busca por aeronave desaparecida no Paraná

Estudo analisou 15 anos de registros sobre buscas no Brasil

Estudo analisou 15 anos de registros sobre buscas no Brasil. (Foto: Divulgação/FAB)

A tecnologia apresentada no artigo científico intitulado “Análise estatística das missões de busca por aeronaves desaparecidas: construção de áreas de probabilidade” foi utilizada pelas equipes de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB) no planejamento das buscas por uma aeronave monomotor PTC-JZC, que ficou desaparecida por cinco dias logo após decolar na região da Serra do Mar, no litoral do Paraná, no início de julho. O estudo foi produzido por aluno formado no Curso de Especialização em Análise Operacional (CEAO), criado sob demanda do Comando de Preparo (COMPREP) e oferecido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Publicado em 2022, o artigo tem como autores o Major Engenheiro Filipe Rodrigues de Souza Moreira, o Tenente Aviador Fernando Afonso Fabian, ambos do ITA e o Capitão Aviador Thales Vilas Bôas Araújo, do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), contando também com a colaboração do Coronel Aviador Silvio Monteiro Júnior, da Divisão de Busca e Salvamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A pesquisa buscou, por meio do levantamento das missões de busca por aeronaves desaparecidas no Brasil entre 2006 e 2021, elaborar áreas com maior probabilidade de encontrar aeronaves desaparecidas, utilizando como base o último ponto conhecido da aeronave e considerando a precisão dessa informação. O objetivo foi construir áreas de probabilidade para o planejamento e execução de missões de busca. Dessa forma, é possível minimizar o tempo de resposta da FAB nas ações de Busca e Salvamento, aumentando a chance de sobrevivência das vítimas dos acidentes.

Orientado pelo Major Engenheiro Filipe, o artigo fez parte da pesquisa de Pós-Graduação do Tenente Aviador Fabian que explicou como foi feito o levantamento. “A realização de uma busca por uma aeronave desaparecida pode ser muito complexa e a determinação de áreas de maior probabilidade auxiliam a equipe de coordenação com um norte para iniciar o planejamento das buscas, e assim, conseguir encontrar com maior rapidez as vítimas de acidentes aéreos”, detalhou.

Coronel Aviador Silvio, especialista em Busca e Salvamento, considera que o trabalho publicado contextualizou o conhecimento sedimentado pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês). “Ao mesmo tempo, o levantamento reformulou o processo decisório de posicionamento dos padrões de busca, viabilizando uma maior probabilidade de detecção do objeto desaparecido”, concluiu.

Para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), Coronel Aviador Sérgio Rebouças, o artigo exemplifica a necessidade dos cursos de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais do ITA. “O estudo traz perfeitamente a atividade-fim dos nossos cursos, a partir de uma demanda para conduzir pesquisas acadêmicas e científicas que gerem ferramentas para a área operacional”. Com isso, cria-se uma solução tecnológica inovadora, contribuindo efetivamente para otimizar uma capacidade de atuação da Força Aérea Brasileira”, apontou.

O Brasil é signatário da Convenção de Chicago, que tratou sobre a regulamentação da atividade aérea e salvaguarda das vítimas de acidentes aéreos, destinando essa responsabilidade para, à época, o Ministério da Aeronáutica pelo Art. 12, item VI da lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, a qual dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.

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