fbpx

Grupo Paranga apresenta tesouros de Elpídio dos Santos no Sesc Taubaté

Banda apresenta nesta sexta (14) canções do álbum instrumental ‘Redoma’, que reúne registros raros da produção do músico de São Luiz do Paraitinga nas décadas de 1950 e 1960

O público de Taubaté e região terá a oportunidade de conferir clássicos redescobertos do compositor Elpídio dos Santos no show “Redoma”, do grupo Paranga, que será apresentado na sexta (14), às 20h, no Sesc Taubaté, com entrada gratuita.

Representado pelos violonistas Negão dos Santos e João Gaspar, e com participação do saxofonista Léo Couto, o grupo de São Luiz do Paraitinga trará um repertório instrumental com canções compostas nas décadas de 1950 e 1960, uma faceta pouco conhecida do músico, que compôs mais de 1.000 canções ao longo de sua carreira.

No show em Taubaté, o primeiro de “Redoma” fora de São Luiz do Paraitinga, o público poderá conferir canções como “Maria Regina”, “É assim o amor”, “Antes da hora”, “Pedro Peralta”, “Bota do Elpidinho”, “Na hora” e “Depois da hora”, – compostas por Elpídio dos Santos na década de 1950 – e “Carrinho do Paulo”, “Maria Cinira” e “Clea”, dos anos 1960.

Filho de Elpídio, Negão dos Santos destaca que o repertório de “Redoma” surpreende muita gente. “Meu pai sempre foi mais conhecido como um compositor do universo caipira, mais popular, mas também tinha uma formação erudita. Queremos mostrar esse lado. Até hoje, estamos encontrando material e descobrindo músicas”, disse.

Renata Marques, cantora do Paranga e que atua na produção executiva de “Redoma”, calcula que há cerca de 700 composições de Elpídio catalogadas.

“Recentemente, um ex-aluno dele procurou a família para mostrar uma música. É uma obra que encanta até hoje. Fizemos uma audição com as canções instrumentais e todos se impressionaram com a força dessas músicas”, afirmou.

Para Negão, é um grande prazer poder divulgar a obra do pai e perceber a boa aceitação por parte de artistas de diferentes gerações e estilos musicais.

“O álbum tem muitas participações especiais, o que é importante para atualizar esse repertório para os dias de hoje. Quando a gente procurou os artistas, todos nos receberam de braços abertos. A gente não pode deixar essa obra se perder”, disse.

O projeto

O álbum “Redoma” é o terceiro trabalho exclusivo do Paranga com obras de Elpídio dos Santos, e tem o objetivo de registrar e preservar dez obras instrumentais inéditas do compositor, que é um genuíno representante da cultura musical brasileira e deixou sua marca ao criar clássicos como “Você vai gostar” (conhecida como Casinha branca) e “A dor da saudade”.

O disco tem produção executiva de Lia Marques e Renata Marques; direção artística e musical de Negão dos Santos; produção musical de João Gaspar, e conta com participações especiais de Gabriel Sater, Mestrinho, Neymar Dias, Toninho Carrasqueira, Salomão Soares, Choro das 3, Thadeu Romano e Léo Couto.

O projeto também incluiu um caderno com as dez partituras das músicas, que traz breves comentários de Negão dos Santos sobre as canções e convidados.

Dono de produção multifacetada, em que se misturam toadas, foxes, sambas, guarânias, valsas, choros, dobrados para bandas e peças para corais, Elpídio ganhou notoriedade ao produzir 26 canções para trilhas sonoras de 19 filmes do cineasta Amácio Mazzaropi, de quem se tornara amigo.

Suas músicas foram também gravadas por nomes como Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira, Tonico e Tinoco, Fafá de Belém, Almir Sater, Vanusa, Zeca Baleiro, Mariana Belém, Zé Geraldo, Chico Teixeira, Cláudio Lacerda, Juliana Caymmi, Gabriel Sater, entre outros, e integraram trilhas sonoras de novelas como “Cabocla”, “Pantanal”, “Meu pé de laranja lima”, “Rei do gado”, “Paraíso” e “Meu pedacinho de chão”.

Desde a década de 1970, o Paranga se dedica a divulgar a obra de Elpídio dos Santos e a cultura do Vale do Paraíba, como Congada e Moçambique, entre outros.

Serviço:

Show – Redoma, com Negão dos Santos e João Gaspar (Paranga)

Dia 14/04, sexta-feira, às 20h.

Local: Circo

Entrada gratuita.

Classificação indicativa: 16 anos.

O Sesc Taubaté fica na Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264. Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone 12.3634.4000 ou sescsp.org.br/taubate

Botão Voltar ao topo