fbpx

Câmara de Pinda presta homenagens em sessão pelo Dia da Mulher

Legislativo de Pindamonhangaba entregou honrarias a 10 mulheres da cidade; Presidente do Conselho dos Direitos das Mulheres de Pindamonhangaba foi a oradora oficial e destacou a importância da mulher na luta por igualdade e pelos direitos sociais

Vereadores e homenageadas. (Foto: Divulgação/CMVP)

Em noite festiva e de homenagens, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou na noite do dia 07 de março de 2023, a Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante o ato solene, dez personalidades do universo feminino foram homenageadas com “Diplomas de Honra ao Mérito’ do Legislativo. A sessão foi instituída pelo Decreto Legislativo 05/1995 e pelo Requerimento nº 331/2023, de autoria da vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha.

Por ser a única mulher integrante do Poder Legislativo Pindamonhangabense, a vereadora Regininha presidiu a Mesa Diretora que contou, também, com as participações do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto – que representou o Prefeito Dr. Isael Domingues -, da Sargento Thaís Rodrigues Silveira de Souto Monteiro – representando o Comandante do 2º Batalhão de Engenharia e Combate – Tenente Coronel Ricardo Teixeira Menegatto -, do Comandante da 11ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, Capitão Eduardo Ruffo de Souto Monteiro Nunes, da Diretora da Mulher e Família da Prefeitura de Pindamonhangaba, Luciana Simonette e da Oradora Oficial da noite, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Pindamonhangaba, Dra. Sthela Simões Freire. Também estavam presentes os vereadores: Norberto Moraes (Presidente da Câmara de Pindamonhangaba), Felipe Guimarães Silva Figueiredo – Professor Felipe Guimarães, José Carlos Gomes – Cal, Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, Gilson Nagrin, Pastor Marco Mayor, Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola, Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car e Carlos Moura – Magrão.

Após os ritos iniciais da Sessão Solene, a Presidente da sessão, vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha concedeu a palavra à oradora oficial da noite, que, por sua vez, saudou aos presentes e iniciou seu pronunciamento com a pergunta: “Será que lugar de mulher é onde ela quiser? Sim! Lugar de mulher é onde ela quiser. Mas quantas de nós conseguem efetivamente alcançar os espaços que queremos? A resposta é que mesmo sendo a maior parte da população brasileira e mundial, nós ainda somos as que tem menos acesso a direitos”. Ela enfatizou que “é preciso que se entenda que, na vida de mulheres, os caminhos não são só de escolhas, eles são de oportunidades. Então esse não é um discurso sobre igualdade, esse é antes de tudo, um discurso por equidade”. E a advogada completou: “E equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades”.

Homenagens
Com o plenário repleto de convidados e familiares, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu a entrega dos Diplomas de “Honra ao Mérito” às mulheres que se destacaram em Pindamonhangaba. Foram homenageadas e agraciadas com a honraria, as seguintes personalidades: Catarina Passos Dantas, Lilian Vanessa Ribeiro da Cruz, Luciana Caldeira Tavares Gonçalves, Elsa Maria Costa dos Santos, Maria do Carmo de Souza, Alice Cabral Chinaqui de Souza Lima, Sandra Baruki Samahá, Fernanda Aparecida Motta da Silva, Márcia Helena da Conceição Bento e Maria de Lourdes Rosa de Souza.

Ao final da sessão solene, a vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha agradeceu a presença de todos – autoridades, convidados e familiares – neste importante momento para a Câmara e para a comunidade.

“Ser mulher na política é uma missão”, afirma Regininha
Emocionada, a vereadora Regininha enalteceu o papel das mulheres que se destacam em nossa sociedade e lutam por melhorar as condições sociais, culturais, educativas e comunitárias da nossa população. Regininha frisou que “hoje é um dia especial, uma data muito significativa, em que estamos aqui para honrar todas as mulheres que nos inspiram diariamente”.

Para a vereadora Regininha, “mulheres que lutam por seus direitos, que são exemplos de força e resiliência, que superam desafios e quebram barreiras”. Regininha agradeceu ao presidente Norberto Moraes pela cortesia de ter oferecido a ela, a possibilidade de presidir a cerimônia do Dia Internacional da Mulher”.

Regininha observou em seu discurso que “ser mulher é uma missão muito dinâmica e versátil, é um grande desafio diário. Ser mulher na politica então, requer enorme habilidade, que temos que ir adquirindo ao longo do nosso mandato. Durante esse tempo, é preciso entender, saber e sentir o que a mulher necessita”. Segundo a vereadora do PL, é necessário destacar a atuação da mulher na política e aproveito esse momento na tribuna para mostrar que estamos empenhadas no bem-estar e segurança das mulheres de nossa cidade e quero, aqui, destacar um dos mais importantes projetos que apresentei e que se transformou na Lei Ordinária nº 6.548, de 30 de maio de 2022 que estabelece que bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos adotem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco”. Regininha concluiu afirmando que “esta Sessão Solene é uma oportunidade para ouvirmos histórias inspiradoras de mulheres que estão fazendo a diferença em nossa comunidade. Que esta Sessão seja uma fonte de inspiração para todos nós e que saiamos com uma compreensão mais profunda sobre a importância da luta pelos direitos das mulheres”.

Botão Voltar ao topo