fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sindicato Rural de Pindamonhangaba faz plantio de mudas

Ação será realizada por produtores rurais e alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro, como parte das atividades do Programa de Florestamento

(Foto: Divulgação)

No dia 26 de outubro, às 10h, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba realizará o plantio de cerca de 1.200 espécies nativas, na Fazenda Princesa do Norte.

A ação é parte das atividades realizadas pelo Programa de Florestamento, oferecido pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR.

O plantio será realizado por produtores rurais que participam do programa, alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro e representantes do Instituto IA3.

O Programa de Florestamento – Recomposição da Área de Preservação Permanente realizado pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba, em parceria com o SENAR-SP, reúne produtores rurais preocupados em preservarem o meio ambiente e também na adequação de suas propriedades ao novo Código Florestal.

Além de passar as técnicas corretas, o programa estimula o plantio de árvores em áreas de preservação permanente.

O plantio de mudas realizado pelo Programa de Florestamento é parte também do plantio de aproximadamente 13 mil espécies que serão plantadas na Fazenda Princesa do Norte, para recompor a área destinada à reserva legal, dentro da adequação da Fazenda ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR.

Na Fazenda Princesa do Norte, o Programa teve início no mês de março e segue até novembro. “Iniciamos o programa enchendo os tubetes, semeando e dando início à produção do viveiro.

Durante as aulas, fizemos a manutenção das áreas que receberão as mudas e em outubro acontece o plantio”, explica o engenheiro florestal e instrutor do SENAR-SP, Marcos Diniz.

Ele explica que o programa é bastante prático, mas, também tem como objetivo divulgar a importância do CAR – Cadastro Ambiental Rural e do PRA – Programa de Regularização Ambiental.

“É importante que o produtor rural faça as adequações do CAR e do PRA. Pela nova legislação, se o produtor tem uma propriedade de até 4 módulos, pode plantar árvores de interesse econômico, agregando valor à propriedade”, ressaltou.

Para Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, essa ação mostra a preocupação com meio ambiente e com as futuras gerações.

“A lei nos dá a chance de fazer a compensação da reserva legal em outra propriedade, mas, entendemos que seria importante fazer o reflorestamento da Fazenda que vai abrigar nosso Centro de Formação Profissional Rural”, concluiu.

Projeto Bosque dos Associados

Dentro da Fazenda Princesa do Norte, outro projeto de sustentabilidade está em andamento – o Projeto Bosque dos Associados, criado pelo associado do Sindicato Rural e Diretor do Conselho Fiscal, João Bosco Andrade Pereira.

No espaço estão sendo plantadas espécies nativas pelos associados, cada planta recebe uma placa com QR code e toda informação fica armazenada no site do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

“O Bosque fará parte do projeto de arborização da Fazenda, mas, também tem o objetivo de receber alunos que poderão fazer visitas monitoradas”, conclui o Diretor.

No dia 26 de outubro, os visitantes poderão conhecer o Bosque e já utilizar o sistema em funcionamento.

Botão Voltar ao topo