fbpx

Inspirado pelo Chef Henrique Fogaça, Willian Gonçalves utiliza a gastronomia como forma de terapia

William e uma das suas receitas. (Foto: Arquivo pessoal/divulgação)

Em 1990, o cineasta e documentarista britânico Franc Roddam criou a franquia televisiva Master Chef para o canal BBC One, no Reino Unido. Mas, bem diferente do atual formato do reality show que antes era restrito somente ao mercado inglês. Em 2005, o programa foi relançado virando febre em vários países inclusive no Brasil.

O Master Chef Brasil foi ao ar em setembro de 2014, exibido pela Rede Bandeirantes de Televisão apresentado por Ana Paula Padrão, com a banca de jurados composta por três renomados chef’s: Paola Carosella, Érick Jacquin e Henrique Fogaça que virou inspiração para muitos cozinheiros amadores; inclusive para o pintor Willian Gonçalves, da cidade de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, onde nasceu e mora até hoje com sua família.

O primeiro contato com a culinária foi quando criança. Lembra com saudade da época que sua mãe fazia salgados para festa, onde ficava observando o preparo e também provando os petiscos.

Aos 15 anos de idade começou a cozinhar algumas receitas que aprendeu com sua mãe e em alguns canais de culinária no YouTube. Ele recorda com um pouco de frustração do primeiro prato que fez sozinho: camarão com molho de cerveja preta que infelizmente perdeu a receita!

O jovem prefere e tem um talento especial para executar pratos doces, mas não abre mão de fazer outros tipos de comidas e testar novos ingredientes. Aos finais de semana sempre está fazendo algo diferente ou aprimorando alguma receita dando seu toque pessoal. Além disso, a família também aprova pois sempre tem uma delícia diferente em casa.

Para Willian, cozinhar é uma terapia e também um de seus passatempos que divide entre o cross training diário e o vôlei de areia das manhãs de domingo no Parque da Cidade de Pindamonhangaba.

Perguntei sobre os seus sonhos e ele diz: um deles é trabalhar para fazer o nome da empresa familiar ser conhecido em todo Vale do Paraíba e na grande capital. O outro seria fazer um curso voltado para área de gastronomia ou cozinha.

Estive na casa do Willian no dia 12 de junho para entrevistá-lo, onde fui recebida por ele e sua simpática família. Foi uma tarde muito gostosa, cheia de histórias, risos e pude degustar essa deliciosa sobremesa gelada; que ele nos enviou gentilmente a receita.

Receita especial. (Foto: Divulgação)

ABAFA BANCA DE MORANGO

Ingredientes
01 lata de leite condensado – 395g
01 caixinha de creme de leite – 200g
01 garrafinha de leite de coco – 200ml
20g de gelatina incolor
01 caixa de gelatina de morango

Modo de Fazer
Bata no liquidificador: o leite condensado, creme de leite, leite de coco e a gelatina incolor dissolvida conforme instruções da embalagem.
Usar uma forma de silicone com furo no meio. Untar com óleo de coco ou mineral.
Despejar a mistura na forma e levar para gelar por 6 horas.
Após esse tempo, preparar a gelatina de morango seguindo as instruções da caixinha, deixe esfriar.
Com o auxílio de uma faca de mesa, desgrudar as laterais da gelatina branca delicadamente.
Despejar a gelatina de morango até a gelatina branca ficar flutuando.
Leve para gelar por mais 6 horas e estará pronta pra servir.
Desenformar e decorar a gosto.

Botão Voltar ao topo