fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Trabalho com reciclagem é tema de debate no Sesc Taubaté

(Foto: Divulgação)

Encontro discute o papel do catador autônomo e cooperado e será realizado no dia 8 de
julho, às 19h, dando início à programação do FestA! – Festival de Aprender

Por ano, cada brasileiro produz 400 quilos de resíduos. Desses, apenas 12 quilos são reciclados – e, desse total, 11 quilos são coletados por catadores. Esse dado, divulgado pelo Pimp My Carroça, movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, mostra a importância desses profissionais no trabalho de tornar o país mais sustentável.

Esse é o tema central do debate “Resíduo, respeito e cooperatividade”, que vai abrir a programação do FestA! – Festival de Aprender do Sesc Taubaté, no dia 8 de julho. Com Cleusa Pereira (da Cooperativa Re-Si-Clando), Carlos Antônio dos Reis (catador autônomo), Eliane Cristina Santos e Lívia Salgado Cardoso Santos (do Pimp My Carroça), o bate-papo vai discutir o papel dos catadores (autônomos e cooperados) dentro das cidades.

A medição da mesa será de Ana Emília Cruz, responsável pela área de educação para sustentabilidade no Sesc Taubaté.

A proposta do encontro é destacar os caminhos que já foram e ainda devem ser trilhados para garantir dignidade, renda e condições de trabalho seguras a esses agentes sociais, assim como atitudes responsáveis de cidadãos, empresas e governo que estimulem benefícios socioambientais para a gestão de resíduos nas cidades.

Sobre os Convidados

Cleusa Pereira

Presidente e uma das fundadoras da cooperativa Re-Si-Clando, de Taubaté, Cleuza Pereira
Santos Ferreira tem 49 anos e criou a família dentro da cooperativa que fundou há 14 anos.

Mãe de sete filhos, todos cooperados da Re-Si-Clando, ela sempre viveu de reciclagem.

“As pessoas perguntam por que eu não faço outra coisa. Eu sei fazer outras coisas, mas reciclagem é o que eu gosto de fazer”, explica ela.

No dia 6 de junho, a cooperativa Re-Si-Clando pegou fogo e todos os equipamentos foram perdidos. Desde então, os 23 cooperados têm sobrevivido com doações.

Cleusa aponta a falta de acolhimento e envolvimento do poder público como uma dificuldade da profissão, e diz que as pessoas precisam dar mais atenção para a categoria.

Carlos Antonio dos Reis

Carlos Antonio dos Reis, ou simplesmente Carlão Catador, é coletor de material reciclável há duas décadas, e é a voz ativa do coletivo Cata-Tudo Recicla, que existe há oito anos e reúne dezenas de catadores do Jardim Itapema, bairro da zona leste de São Paulo.

Eliane Cristina Santos

Eliane Santos é Gestora de Projetos Socioambientais e Coordenadora de Programas e Ações
do Pimp My Carroça desde maio de 2021.

Com formação em letras pela Universidade de São Paulo, fez cursos de extensão na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade Federal de São Paulo voltados para gerenciamento de projetos e economia solidária.

Lívia Salgado Cardoso Santos

Lívia Salgado é Gestora Ambiental e Analista de Projetos Sociais do Cataki. Desde 2020
na ONG Pimp My Carroça, tem ampla experiência no terceiro setor, trabalhando com assuntos como reciclagem, gestão de resíduos, sustentabilidade, educação ambiental e mudanças climáticas.

Serviço: Mesa de debate ‘Resíduo, respeito e cooperatividade’

No dia 8 de julho (sexta), às 19h

No Espaço Vida, no Sesc Taubaté

Atividade gratuita

Recomendação etária: a partir de 16 anos.

Mais informações sobre a programação

As atividades são gratuitas. Parte da programação tem acesso livre, com entrega de senha no local do evento com meia hora antes do seu início.

Porém, em algumas atividades é necessário fazer inscrição online antecipada (abertura a partir do dia 6 de julho, às 15h) em https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao.

A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições e outros conteúdos
exclusivos podem ser vistos em: https://www.sescsp.org.br/festa

Serviço: FestA! – Festival de Aprender

De 9 a 17 de julho

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/festa

Imagens: Siga @sescsp #FestanoSesc

Botão Voltar ao topo