fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc São José apresenta mostra Naïfs do Brasil com obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira

O Circo da Serrinha, 2004 Gerardo da Silva/CF: Marcelo Friggi)

Por meio de um recorte popular, a Mostra se divide em dois temas: Hora de Trabalho, Tempo de Lazer, que abordam as relações cotidianas entre as dimensões do trabalho e do lazer, pensadas como complementares e permeáveis entre si; e Universos Mágicos, composto por obras que imprimem relações dialéticas que se estabelecem entre objetividade e subjetividade, evidenciando o constante testemunho das mudanças nas formas individuais de relação com o meio  e dos processos de construção dos universos simbólicos humanos.

Lista de artistas que fazem parte da exposição

Adão Domiciano, Antônio Scarelli, Aparecida R. Azevedo, Carlos Alberto de Oliveira, Carmézia Emiliano, Dalton de Paula, Denise Costa, Deraldo Clemente, Eduardo Ver, Euclides Coimbra, Gerardo da Silva, Jefferson Bastos (Jeffer), José de Almeida Filho (Zequinha), José Murilo Batista de Oliveira, Josenildo Suassuna Vaz, Juracy Auxiliadora G. Melo, Luiz Natal de Souza (Natal), Manoel Josette Molina, Neri Agenor de Andrade, Neves Torres, Raimunda E. Almeida, Rodrigo Alves Borges, Rogério Sena, Sandra Aguiar, Sheilla Liz Cecconello e Vanil Agostini Rissio.

Acervo Sesc de Arte Brasileira

Exibido em todas as unidades operacionais do Departamento Regional de São Paulo, o Acervo Sesc de Arte Brasileira representa importante patrimônio da instituição, além de valioso suporte para o trabalho de ação cultural e educativa na linguagem de artes visuais.

Esse conjunto, que abrange arte moderna e contemporânea, com destaque para a arte popular, vem se formando ao longo de toda a existência do Sesc no Estado de São Paulo, através de aquisições diretas ou doações. E nesse sentido se coloca a fundamental importância da Bienal Naïfs do Brasil, realizada desde 1992 no Sesc Piracicaba, com uma proposta de mapeamento da produção popular em todo o Brasil, contribuindo decisivamente para a contínua formação desse acervo.

Equipe Técnica

Produção Executiva: Cy Museum – Cynthia Taboada

Projeto de Ambientação Expográfica: Stella Tennenbaum

Projeto de Identidade Visual: Mauro Amorim

Laudo de Conservação: Denyse Motta

Montagem Fina: Enrique Silvestre e Erick Martinelli

Assistente de Produção: Ania Valle

Orientações de segurança para visitantes

O Sesc São Paulo retoma, de maneira gradual e somente por agendamento prévio online, a visitação gratuita e presencial a exposições em suas unidades na capital, na Grande São Paulo, no interior e no litoral. Para tanto, foram estabelecidos protocolos de atendimento em acordo com as recomendações de segurança do governo estadual e da prefeitura municipal.

Para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, foram estabelecidos rígidos processos de higienização dos ambientes e adotados suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaços. A capacidade de atendimento da exposição foi reduzida para até 6 pessoas por período.

A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo. A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórias. Não será permitida a entrada de acompanhantes sem agendamento.

Serviços

Exposição Naifs do Brasil

Local: Sesc São José dos Campos

Período expositivo: Até 15 de janeiro de 2022
Funcionamento: Terça a sexta, das 16h às 20h. Sábado, das 11h às 14h. Domingos e feriados, às 11h.

Agendamento de visitas: O agendamento é gratuito e pode ser feito pelo sescsp.org.br/sjcampos ou pelo App Credencial Sesc Sp.

Classificação indicativa: Livre

Grátis

Sesc São José dos Campos – Av. Adhemar de Barros, 999. Telefone: (12) 3904-200.

Em agosto, o SescTV estreia uma programação especial dedicada às artes visuais brasileira com destaque para a série “Artérias”, uma produção inédita dirigida por Helena Bagnoli e Henk Nieman, de 26 episódios, com artistas de várias gerações e regiões do país apresentando suas inquietações e obras. Em cada episódio, um artista contemporâneo é retratado e quatro deles participam desta edição de Frestas – Trienal de Artes 2020/2021. São eles: Denilson Baniwa, Paulo Nazareth, Jaider Esbell e Dalton Paula. O programa estreia no canal no dia 27 de agosto.

+ Artérias

A série de 26 minidocumentários que o SescTV estreia em agosto faz um mapeamento dos artistas contemporâneos, entre afro-brasileiros, indígenas e LGBTQI+ como protagonistas. Dirigida por Helena Bagnoli e Henk Nieman, a produção revela a força das manifestações de origem nas raízes mais profundas do Brasil, com artistas de várias gerações e regiões do país. “Artérias” estreia no canal no dia 27 e fica no ar até fevereiro de 2022.

Com depoimentos dos artistas e imagens das obras, suas interações com as cidades e o seu entorno, a série evidencia o diálogo das tradições com a modernidade. Todos os episódios exibidos na TV também ficam disponíveis no site do canal para o público ver ou rever quando quiser. Basta acessar sesctv.org.br e conferir gratuitamente, sem necessidade de cadastro

Botão Voltar ao topo