COB lança produtos de licenciamento do Time Brasil com “pegada” sustentável

Malas de bordo, shoulders e máscaras oficiais da Kameleon e Fiber, respectivamente, são fabricadas com garrafas pet recicladas, e embalagens da Boali são 100% biodegradáveis, recicláveis, compostáveis e zero plástico. (Foto: Divulgação)

Contribuindo para o engajamento e a tomada de medidas concretas para diminuir o impacto do esporte nas mudanças climáticas, o Comitê Olímpico do Brasil tem estimulado a “pegada sustentável” entre seus fornecedores. Tanto que incluiu entre os produtos licenciados do Time Brasil, uma categoria inédita até este ano: a sustentável. A partir de hoje, Kameleon, Fiber e Boali, empresas que priorizam a redução do impacto ambiental em seu processo fabricação, vão comercializar malas de bordo, shoulders, máscaras oficiais da entidade e refeição saudável.

“O COB é segundo Comitê do mundo e o primeiro das Américas a aderir ao programa Esporte pela Ação Climática da Organização das Nações Unidas com o COI e foi agraciado com o Prêmio da Iniciativa de Carbono do Movimento Olímpico, do COI e DOW. Sustentabilidade está dentro do nosso mapa estratégico para o Ciclo 21-24. Entendemos que o esporte pode contribuir de diversas formas para uma sociedade melhor e se engajando na proteção do meio ambiente é uma delas. As mudanças começam através de nossos exemplos”, diz a diretora de Comunicação e Marketing, Manoela Penna.

A paulista Kameleon, do Grupo WBS, utiliza garrafas pet como matéria-prima para a fabricação de partes que envolvem malas de bordo e shoulder bags.

“Nós compramos as placas já em formato adequado para o processo de moldagem de empresas de plástico em Sorocaba (SP) e em Santa Cruz do Sul (RS) que compram o plástico já triturado proveniente das garrafinhas de cooperativas existentes nessas cidades. A pegada ecológica do material que a Kameleon presenteou a delegação brasileira não é a única iniciativa do gênero nos Jogos de Tóquio. Com quase 25 toneladas de plástico recolhido por cidadãos, varejistas e estudantes, os pódios de premiação no Japão serão feitos de material reciclável”, explica Marco Wagner, sócio da empresa.

“Quem sabe as vendas das nossas malas e shoulder bags feitas para o COB não superam esse número? A proposta está lançada: além de ajudar o esporte olímpico e adquirir uma bagagem bonita, as pessoas podem contribuir com o meio ambiente”, desafia Luciano Pereira, outro sócio da Kameleon.

Para confeccionar uma mala de bordo, por exemplo, a empresa retira do meio ambiente 32 garrafas pet de dois litros, enquanto para uma shoulder bag pequena são reutilizadas 12 garrafas de 500 ml. Além de os torcedores adquirem os produtos do Time Brasil, também estarão ajudando na redução de resíduos que podem levar de 200 a 600 anos para se decompor no planeta.

Mais uma iniciativa para diminuir a quantidade de plástico em aterros e oceanos é a promoção de tecidos mais sustentáveis. A empresa gaúcha Fiber, que produz as máscaras oficiais do Time Brasil, utiliza material totalmente reciclado para confecção do modelo SPORT – aquela com uma única tira.

De acordo com o CEO da empresa, Gustavo Dal Pizzol, o produto é feito em poliéster advindo da reciclagem de garrafas pet. “Na reciclagem, a garrafa se transforma numa fibra, que depois é convertida em fios que são levados ao processo de tecelagem 3D”, explica Gustavo. “É um processo sustentável e limpo, sem sobras de resíduos, como deveria ser em toda empresa que se preocupa com o meio ambiente”, diz.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A Fiber forneceu para a delegação brasileira que participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2.550 máscaras. Dois terços desse total são do modelo SPORT, confeccionadas com poliéster reciclado.

Com embalagens de delivery 100% biodegradáveis, recicláveis, compostáveis e zero plástico, a Boali, rede de alimentação saudável, também utiliza canudos de papel sustentável e tem entre outras preocupações os talheres, a troca dos papéis das bandejas por papel FSC, com certificação, sacolas, entre outros itens.

“Um dos projetos primordiais da Boali é relacionado à sustentabilidade. Queremos trazer uma melhor experiência não apenas na jornada que envolve as embalagens e itens para delivery, mas também no consumo de todos os clientes nas lojas. A nossa ideia é espalhar cada vez mais esse carinho e preocupação com o meio ambiente”, explica Rodrigo Barros, CEO da Boali.

Produtos do Time Brasil estarão à venda a partir desta semana
A partir desta semana, o COB lança sua linha de produtos licenciados do Time Brasil. Camisas, agasalhos, sandália, máscaras, malas, toalha, mascote, mochila, refeição e acessórios, fruto dos patrocínios das marcas XP, Havaianas, Riachuelo e Boali, e dos parceiros de licenciamento Kameleon e Fiber, estão entre os produtos à venda nos e-commerces e lojas das marcas, além do site de produtos oficiais da entidade.

“Nosso programa de licenciamento tem o objetivo de expandir o alcance de nossa marca. Levar a marca do COB e do Time Brasil a um público mais amplo e impactar o cotidiano das pessoas, não só o momento de consumo do esporte. O público pode estar perto do COB e do Time Brasil em todos os momentos”, afirma Manoela Penna.

Entre as novidades estão os produtos da categoria sustentável. A Kameleon Bags utiliza garrafas PET como matéria-prima para a fabricação de partes que envolvem malas de bordo e shoulder bags.

Produtos oficiais da delegação brasileira também estão na linha de licenciados. As máscaras oficiais dos atletas, criadas pela Fiber Knit – fabricante de máscaras com filtro e tecido antiviral – para compor o enxoval nos Jogos Olímpicos de Tóquio são comercializadas nas cores branca, azul e verde. Já os uniformes casuais do Time Brasil, desenvolvido pela Riachuelo, também vai estar disponível para os torcedores brasileiros a partir do dia 14.

Na categoria de alimentação, a Boali, rede de alimentação saudável, criou o menu Time Brasil, formado por combo de wrap + suco + sobremesa, que será lançado nas lojas de todo o país a partir de 8 de julho.

Inicialmente, o COB licenciou cerca de 50 produtos do Time Brasil, que custam a partir de R$ 5. Todos os produtos licenciados também serão encontrados na página dos produtos oficiais do Time Brasil (acesse aqui). A comercialização dos produtos gera royalties para o COB.

Botão Voltar ao topo