fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: abertas inscrições para palestra do “Dialogando com o Folclore”

Carlos Rodrigues Brandão ministra a quinta palestra do projeto Dialogando com o Folclore. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Já estão abertas as inscrições para mais um encontro do projeto Dialogando com o Folclore, promovido pelo Museu do Folclore de São José dos Campos.

A palestra será ministrada pelo professor e pesquisador Carlos Brandão, que falará sobre ‘O folclore de cada esquina, a cultura popular de cada momento’. Ela acontecerá no próximo dia 11 (quinta-feira), às 19h30, no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição pela internet, no link https://bit.ly/2Xchb2R. O encontro é gratuito e as vagas são limitadas. Os participantes receberão certificado digital de participação. “A cultura popular habita mais no cotidiano das pessoas do que se possa imaginar”, ressalta o pesquisador, destacando a síntese do será sua palestra.

Este é o quinto encontro do projeto, que neste ano tem como tema os ‘Saberes tradicionais e saberes científicos: pontos de aproximação e conflito’. A intenção é mostrar a relação entre a cultura popular, a ciência e a tecnologia, por meio de várias narrativas, envolvendo experiências de trabalho com saberes tradicionais. A última palestra está prevista para o dia 25 de julho.

Perfil do palestrante

Carlos Brandão é, atualmente, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Ação Comunitária da Universidade de Uberaba (MG). Exerce também a função de diretor do Centro de Estudos de Agricultura (Ceres) da Unicamp, e ainda leciona no curso de doutoramento em Saúde Mental Comunitária, da Universidad Veracruzana do México.

Carioca do Rio de Janeiro, Brandão é mestre em Antropologia Social e possui doutorado e pós-doutorado em Ciências Sociais e pós-doutorado em História Contemporânea. É especialista em Antropologia Rural e Antropologia da Religião, Culturas Populares, Educação Rural e Educação Popular.

Ele também é pesquisador do CNPq e consultor, em vários projetos, da Fapesp e Anpocs, tem mais de oitenta obras publicadas. Entre elas, o 19º volume da Coleção Cadernos do Folclore, do Museu do Folclore, publicado em 2009, com o título ‘O saber, o cantar e o viver do povo’.

Projeto e gestão

O Dialogando com o Folclore é desenvolvido anualmente pelo Museu do Folclore, por meio de cursos e palestras, destinado a um público diverso como estudantes universitários, educadores e interessados.

O Museu do Folclore foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, atualmente, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu Municipal de SJC (local das palestras)
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
(12) 3921-7587

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

Botão Voltar ao topo