fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

SESC SP realiza 3ª edição do FestA! – Festival de Aprender em Março

Artes Visuais, Ourives por 1 dia. (Foto: Divulgação/SESC)

Com mais de 500 atividades gratuitas, em todas as unidades do estado, a programação apresenta técnicas de ilustração, pintura, fotografia, moda, artesanato, marcenaria, design gráfico, fabricação digital e eletrônica criativa

O Sesc São Paulo realiza, entre 15 e 24 de março, o FestA! – Festival de Aprender em todas as unidades da capital, interior e litoral. A programação, que propõe uma celebração do fazer criativo e da experimentação, é composta por oficinas, ateliês para a família, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas gratuitas e acessíveis a todos os públicos.

Em sua terceira edição, o FestA! oferece mais de 500 atividades gratuitas que, em conjunto, reafirmam a atuação da instituição na oferta de ações que prezam pelo aprendizado livre e não formal, com enfoque na convivência, no protagonismo, na autonomia e na reflexão criativa e crítica.

O público terá a oportunidade de aprender sobre as mais diferentes técnicas e habilidades, desde usar parafusadeira, serra e furadeira a consertar computadores e carros, bordar fotografias, confeccionar mapas, construir um tripé, aprender ourivesaria, montar um carrinho de rolimã até acompanhar a criação de uma escultura usando serra elétrica, entre muitas outras experimentações.

A agenda completa das atividades e locais onde serão oferecidas pode ser conferida pela internet: sescsp.org.br/festa. A página também apresenta reportagens e vídeos exclusivos relacionados ao universo do aprender e fazer artístico.

Destaques da Programação Sesc Taubaté:

Ser capaz de materializar ideias com as próprias mãos é um sonho que move a humanidade desde a pré-história, passando pelos artífices pré-industriais, até artesãos high-tech da atualidade.

Hoje a cultura do “faça você mesmo” ganha cada vez mais espaço e traz consigo também a possibilidade de viver de forma mais autônoma e sustentável. Com essa ideia, foram mapeados alguns ofícios tradicionais ainda presentes em Taubaté e região e o público é convidado a experimentar trabalhos que aliam arte e técnica, ourives, ferreiro, letrista, ceramista e luthier, e reparos manuais.

O Pronto Socorro de Brinquedos, com Jorge Maia, ocorre no dia 23, às 14h30. Se você possui algum brinquedo enguiçado, furado ou emperrado, traga e aprenda a consertá-lo junto com a gente! Serão disponibilizadas ferramentas, contatos, circuitos e outros acessórios de manutenção básica para instruir sobre os principais cuidados com os brinquedos e algumas formas de consertá-los para que voltem a funcionar.

Nos dias 23 e 24, das 10h às 17h30, acontece a demonstração Ferro: O Mestre Ferreiro, com Rubens Pereira De Paula – Tata Giamba. O artista apresentará o trabalho que realiza com ferro, produzindo peças baseadas no simbolismo da cultura afro brasileira. Enquanto produz, irá interagir com o público sobre o processo.

Também nesses dois dias, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h, ocorre a oficina Ourives Por 1 Dia, com Ateliê Labriola. O ourives Geraldo Labriola convidará os participantes, mesmo os que não possuem experiência prévia em ourivesaria, a produzir o próprio anel e a vivenciar o ofício do ourives como se estivesse em um ateliê. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Dia 24, acontecem duas atividades, a oficina Luthier: A Arte de Construir Instrumentos Musicais, com Lineu Bravo, às 13h, e a vivência Cerâmica em Torno:

A Tradição do Ofício De Oleiro, com Ateliê Augusto Campos e Leí, às 15h. Na vivência de cerâmica o artista demonstrará como é a confecção de uma peça de cerâmica utilizando o torno. Depois apresentará como é feita a queima de cerâmica em forno a gás, garantindo maior durabilidade e resistência da peça. Na oficina de luthier, Lineu Bravo dividirá com os participantes o dia a dia do luthier, bem como as particularidades deste ofício e da confecção de um instrumento musical. O artista desenvolveu intimidade com a madeira burilando nas sobras da oficina do seu pai. Com o tempo, apurou o ouvido e a habilidade manual e, hoje, seus violões estão nas mãos de grandes músicos do país.

Serviço:

FestA! – Festival de Aprender

De 15 a 24 de março de 2019

Todas unidades do Sesc SP

Grátis.

Na internet: sescsp.org.br/festa

Compartilhe: #festanosesc

Botão Voltar ao topo