fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

BuZum! Ônibus que se transforma em teatro chega em cidades do Vale do Paraíba

Projeto apoiado pela CCR NovaDutra, apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR por meio da Lei Rouanet, leva nova itinerância da companhia de teatro de bonecos para alunos de 19 cidades às margens da via Dutra. (Foto: Divulgação/CCR NovaDutra)

A CCR NovaDutra abre a nova itinerância do BuZum!, ônibus que se transforma em teatro, na via Dutra. Entre os dias 19 e 22/9, a itinerância com o espetáculo ‘Mamulengo’ passa pelas cidades de Pindamonhangaba e Roseira, no Vale do Paraíba, com o total de 28 apresentações gratuitas.

Com os dois novos espetáculos: Mamulengo e Que lixo é lixo?, alunos da rede pública de ensino de 19 cidades paulistas e fluminenses, recebem a itinerância apresentada pelo Ministério da Cultura e o Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet.

No total, serão encenadas 182 sessões de Mamulengo e 84 sessões de Que lixo é lixo?, totalizando 266 sessões gratuitas, em 19 cidades. As peças abordam tema sobre sustentabilidade, consumo consciente, meio ambiente e as tradições nordestinas. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão.

Concebido por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, o espetáculo Que lixo é lixo? tem direção de Wanderley Piras. Com objetos cênicos desenvolvidos a partir de embalagens descartáveis como caixas de leite, garrafas pet e latas de alumínio, a peça mostra as consequências do consumo exagerado de produtos e do descarte incorreto de resíduos.

O enredo envolve dois astronautas que, durante uma viagem espacial, percebem que nosso planeta está sufocado com o lixo gerado pelo homem. Ao retornarem à Terra, os astronautas contam às crianças os estragos causados pelo lixo, ressaltando, de forma lúdica e divertida, a importância de reutilizar e reciclar o que chamamos de ‘lixo’.

O enredo de Mamulengo, por sua vez, envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo.

Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a “Capital do Mamulengo”. O texto é assinado por Beto Andreetta e a direção está a cargo de Wanderley Piras.

Serviço

BuZum! apresenta espetáculo ‘Mamulengo’ no Vale do Paraíba

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Capacidade: 50 alunos por sessão

Pindamonhangaba

Dias: 19/9 (terça-feira)

Local: EM João Cesário, localizada na Avenida João Francisco da Silva, nº 1956 – Feital

Horários: 9h/9h40/10h20/11h/13h30/14h10/14h50

Dias: 20/9 (quarta-feira)

Local: EM Professor Elias Bargis Mathias, na Rua Benedito Bacca, nº 60 – Araretama

Horários: 9h/9h40/10h20/11h/13h30/14h10/14h50

Roseira

Dias: 21/9 (quinta-feira)

Local: EMEIEF Padre Geraldo de A. Sampaio, na Rua Torazo Yaegashi, nº 12, centro

Horários: 9h/9h40/10h20/11h/13h30/14h10/14h50

Dias: 22/9 (sexta-feira)

Local: EMEIEF Odila de Souza Oliveira, na Rua Capitão Máximo Paula Santos, nº 90 – Roseira Velha

Horários: 9h/9h40/10h20/11h/13h30/14h10/14h50

BuZum! 7 anos

Em setembro de 2017, o BuZum! completa sete anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar: são 300 mil quilômetros rodados para realizar 9 mil apresentações a aproximadamente meio milhão de pessoas em 1.000 escolas públicas de 250 cidades em nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Botão Voltar ao topo