fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ação promove o recolhimento de embalagens de defensivos de agrícolas em Lorena

A devolução desses materiais atende a legislação ambiental brasileira. (Foto: Divulgação)

A cidade de Lorena recebe, na próxima quinta-feira (21/9), a “Operação Campo Limpo”, com a coleta das embalagens vazias de defensivos agrícolas. O objetivo é evitar os riscos de contaminação do meio ambiente. A ação acontece das 9h às 16h, no Recinto de Exposições do Sindicato Rural, na estrada Lorena x Itajubá.

A devolução desses materiais atende a legislação ambiental brasileira, que determina que todas as embalagens de produtos químicos utilizados no campo devem ser encaminhadas para pontos de coleta autorizados, dentro do prazo de um ano, após a compra do produto.

O descumprimento da regra implica em penalidades e multa, além de representar um risco de contaminação para pessoas e animais. Para efetuar a entrega, é preciso apresentar, CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Além disso, as embalagens devem estar vazias, perfuradas e no caso de produtos líquidos, passar pela tríplice lavagem.

Só em 2016, a iniciativa recolheu mais de seis mil embalagens nas cidades da região. “É importante que o produtor respeite essa obrigação para evitar penalizações, garantir a segurança de seus funcionários e os evitar riscos de contaminação do meio ambiente”, disse Thiago Chaves, presidente da Associação Agropecuária.

A Operação Campo Limpo é uma realização da Associação Agropecuária e Sindicato Rural de Guaratinguetá, Cooperativa de Laticínios Serramar, inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Coopavalpa (Cooperativa dos Produtores de Arroz do Vale do Paraíba), Sindicato Rural de Lorena/Piquete e Prefeitura de Lorena.

Região

Em outubro, a Operação acontece no dia 18 em Lagoinha, no Recinto de Exposições “Benedito Viriato de Campos”, e no dia 19, em Guaratinguetá, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na rua Alberto Barbeta 1400, no bairro Jardim Coelho Neto.

Mais informações pelos telefones (12) 3132-4400 e (12) 3128-5540.

Operação Campo Limpo
21/9 Lorena Recinto dos Sindicatos Rurais de Lorena e Piquete
18/10 Lagoinha Recinto de Exposições “Benedito Viriato de Campos”
19/10 Guará Secretaria Municipal de Agricultura

Botão Voltar ao topo