fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Universidade sedia a abertura da Academia Taubateana de Letras Jurídicas

A associação leva o nome do Doutor Alberto Gentil de Almeida Pedroso Filho, um dos fundadores da faculdade de Direito de Taubaté. (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM)

O Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou nesta sexta-feira, dia 11, a abertura da Academia Taubatena de Letras Jurídicas (ATLJ). A solenidade integrou a programação da Semana Jurídica e foi realizada na data em que se comemora o Dia do Advogado.

A associação leva o nome do Doutor Alberto Gentil de Almeida Pedroso Filho, um dos fundadores da faculdade de Direito de Taubaté, que lecionou por mais de três décadas na Instituição.

“Entre nossos objetivos está o de homenagear todas as pessoas que já passaram pelo Departamento. Nós temos vários doutrinadores de renome nacional e internacional que são pratas da casa”, explica o Prof. Esp. Fernando Gentil Gizzi de Almeida Pedroso, presidente da Academia e neto do magistrado que dá nome à associação.

Formada por 25 membros, a ATLJ terá como sede o Departamento de Ciências Jurídicas. Entre as propostas da associação, está a doação de livros para a biblioteca do curso. “Cada associado irá doar quatro obras por ano, então, ao total nós teremos 25 membros e 100 obras serão doadas por ano. Isso de certa forma auxilia os estudantes”, completa o presidente.

Outro objetivo da Academia é reativar a revista científica do Departamento, que contará com artigos dos membros e dos estudantes. “Iremos auxiliar os alunos a produzir conteúdos científicos, a fazer pesquisa e com isso ir crescendo e melhorando o estudo. Esse é o grande objetivo da Academia”, reforça o Prof. Esp. Leonardo Monteiro Xexeo, docente da UNITAU e um dos membros da ATLJ.

A cerimônia contou com a presença dos membros participantes, que foram homenageados com certificados e medalhas. O Prof. Dr. José Rui Camargo, reitor da UNITAU, ressalta a expectativa para a Academia “É importante criar um novo fórum para debates, principalmente na linha das Ciências Jurídicas, para os nossos alunos, para os nossos professores, para a sociedade civil e a todos que quiserem participar”.

(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM)

Botão Voltar ao topo