fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté realiza a 57ª Festa do Folclore com diversas atrações

Em homenagem ao Dia do Folclore, comemorado nacionalmente no dia 22 de agosto, a Prefeitura de Taubaté realiza de 24 a 27 de agosto a 57ª Festa do Folclore. Com uma programação recheada de atrações, o evento acontece simultaneamente na Casa do Figureiro e na Rua Imaculada.

No dia 22, terça-feira, a Câmara Municipal realiza uma Sessão Solene às 19h no Teatro Metrópole, em Homenagem ao Dia do Folclore, onde também será realizada uma pré-abertura oficial. Às 21h30 o público presente poderá conferir o espetáculo “Pelo mundo com Mawaca”, do Grupo Mawaca.

Na quinta-feira, dia 24, às 20h, os grupos Maculelê (Centro Cultural N’Golo Brasil), Cia de Moçambique do Parque São Cristóvão e Cia de Moçambique Unidos a São Benedito do Parque Bandeirantes irão participar da abertura oficial com o tradicional corte da fita no Portal e cortejo pela Rua Imaculada, em direção ao palco que recebe autoridades locais para a solenidade de abertura.

Às 21h, o Grupo Trappa de Teatro, do Projeto Fazendo Arte, da Secretaria de Educação de Tremembé se apresenta com a peça teatral “Meu Boi Coroado” e na sequência, às 21h30 apresentação do Trio Encantado.

No dia 25, sexta-feira às 20h, na Rua Imaculada a atração é a Cia Moçambique Unidos a São Benedito do Parque Bandeirantes seguida pela Capoeira, do Centro Cultural N’Golo Brasil, às 21h. No palco, as atrações começam às 20h e ficam por conta da Banda Afro Pop Odoyá e da Banda Lume Paraitinga.

No sábado, dia 26, na Casa do Figureiro a programação começa às 15h e vai até às 17h, com apresentações de: Quadrilha da Terceira Idade (Irmandade da Misericórdia), Dança do Sabão (Madre Cecília), danças folclóricas com alunos da E.M.E.F. Vereador Pedro Grandchamp, Integrarte Dança e Roda de Jongo.

Além da presença de representantes do projeto Sertões de Taubaté e a exposição de arte, literatura, geografia e história, “Cultura Popular da Fonte”, da E.M.E.F. Professor Antônio Carlos Ribas Branco.

Na Rua Imaculada, das 15h às 21h, acontecerão as Brincadeiras Folclóricas e interação infantil com a Secretaria de Esporte e Lazer, Cortejo e Brincadeiras Culturais com o Grupo Festa de Rei, Cia Moçambique do Parque São Cristóvão e Capoeira (Centro Cultural N’Golo Brasil). No palco, das 15h às 17h15, Tarde Sertaneja com a participação dos artistas Jeito Caipira, Bene Santos, Jairo e Saturno e Roni e Roney. Às 18h30 Camerata de Violões, do Projeto Fazendo Arte, da Secretaria de Educação de Tremembé. A partir das 20h30 apresentação de Folias de Reis (Parque São Cristóvão, Paulista e Mineira do bairro Água Quente). O músico, violeiro e contador de causos Moreno Overá se apresenta às 21h30.

No último dia da Festa, no domingo (27), os violeiros do Projeto Café com Viola estarão na Casa do Figureiro a partir das 8h. Na Rua Imaculada as atrações se iniciam às 6h com Banda Santa Cecília em uma “Alvorada Festiva”. Às 15h a Secretaria de Esportes e Lazer promove atividades voltadas ao público infantil.

Às 18h acontece a concentração do tradicional Cortejo de Grupos Folclóricos, na Praça do Cristo Redentor, com saída às 18h15 em direção à Igreja Imaculada Conceição e se encontram com a Procissão do Mastro saindo da residência da família Pelego que receberá bênçãos em frente à Igreja que inicia uma missa às 19h.

No palco, às 15h, haverá a apresentação da BAMUQ (Banda Musical de Quiririm) e às 16h30 é a vez da FAMUTA (Fanfarra Municipal de Taubaté). Às 20h tem Catira, do Grupo Raiz de Lagoinha e às 21h30 KANAVIÁ, que mistura ritmos da cultura brasileira com a levada do Vale do Paraíba.

Botão Voltar ao topo