fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José realiza simpósio sobre aleitamento materno

Um dos destaques da programação foi a palestra do médico pediatra Marcus Renato de Carvalho, que é professor da UFRJ. (Foto: Divulgação: Beto Faria/PMSJC)

Mais de 200 profissionais de saúde participaram na manhã de segunda-feira (31) do Simpósio Municipal da Rede de Amamentação, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos.

O simpósio marcou também o início do “Agosto Dourado”, instituído em março deste ano por meio da lei 13.435/17, como sendo o mês oficial em que se comemora o aleitamento materno em todo o Brasil.

Um dos destaques da programação foi a palestra do pediatra Marcus Renato de Carvalho, que abordou o tema da Semana Mundial de Amamentação deste ano: Trabalhar juntos para o bem comum.

O médico é professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), especialista em Medicina Preventiva e Social pelo IMS/UERJ e Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Ele é também consultor internacional e especialista em Amamentação pelo Wellstart International Lactation Management (1994) e pelo International Board Certified Lactation Consultant.

Em sua palestra, Carvalho falou da importância da amamentação como um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho, discorreu sobre os aspectos que envolvem o ato de amamentar e tirou dúvidas dos presentes. Ele enfatizou ainda a importância de dedicar um mês exclusivo para o tema. “O Agosto Dourado tem o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno”, frisou.

O simpósio teve como público alvo a equipe multidisciplinar de funcionários da rede de assistência pública e suplementar, bem como estudantes de graduação da área da saúde. Durante o evento, aconteceu a “1ª Mostra de Experiências Exitosas em Amamentação”, onde funcionários das unidades básicas de saúde e das maternidades públicas apresentaram ações de casos bem sucedidos. Também foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Humano do Hospital Municipal.

Botão Voltar ao topo