fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Distrito de Eugênio de Melo recebe Festival de Pipas e Conexão Juventude

Já o Conexão Juventude, que chegará à sua 4ª edição, conta com uma programação recheada de atividades que fazem parte da cultura do jovem joseense. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, receberá dois grandes eventos na próxima semana para celebrar o aniversário de 140 anos.

O Centro Esportivo do local (rua Ambrósio Molina, 370) receberá no dia 26 a segunda edição do Festival de Pipas. Um dia depois, o espaço receberá o Conexão Juventude. Ambos são promovidos pela Prefeitura de São José dos Campos.

No primeiro encontro de pipas, realizado no Poliesportivo do Campo dos Alemães, na região sul, centenas de famílias participaram de oficinas de montagem do brinquedo e outras atividades de recreação, como a Rua de Lazer e um teatro de fantoches.

A criação das pipas foi guiada por instrutores, que também deram dicas sobre como empinar com segurança e os riscos de se utilizar materiais como o cerol nas linhas.

Já o Conexão Juventude, que chegará à sua 4ª edição, conta com uma programação recheada de atividades que fazem parte da cultura do jovem joseense. O palco do evento até o momento foi o Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), na região sul.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o itinerário da edição em Eugênio de Melo deve ter aulas abertas de dança, apresentações de música, sarau, oficina circense, brinquedos gigantes, slackline e Rua de Lazer. Torneios de modalidades esportivas também estão previstos.

A programação do Festival de Pipas e do Conexão Juventude será toda gratuita e divulgada pelo site da Prefeitura.

De vila a distrito

No século XIX, Eugênio de Melo tinha o nome de ‘Vila de Nossa Senhora dos Cafezais’ e teve importante participação na economia de São José dos Campos, por conta do cultivo e exportação do café. Para viabilizar o escoamento e comercialização da safra foi construída a Estação Ferroviária, inaugurada em 28 de agosto de 1877.

Outro momento de avanço foi a implantação da estrada de rodagem entre Rio de Janeiro e São Paulo, acesso que provocou uma nova mobilidade na região. Em pleno crescimento, um decreto em 31 de agosto de 1934 transformou a vila oficialmente em distrito de São José.

Hoje, o local é um centro residencial e industrial populoso, próximo a grandes empresas e ao núcleo do Parque Tecnológico da cidade.

Botão Voltar ao topo