fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: confira programação semanal do Parque Vicentina Aranha

Na programação, domingo (27) às 10h30, será a vez da apresentação do grupo Vozes Bugras (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira (24) às 09h30, o Projeto Vicentina Qualidade de Vida propõe uma roda de conversa sobre planejamento para a Terceira Idade.

A atividade Felicidade na Terceira Idade será ministrada por Jéssica Galdino, graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP), considerando o Estatuto do Idoso e os benefícios garantidos por este documento.

A manhã de sábado (26) começa saudável com uma prática de Artes Corporais da Medicina Chinesa às 08h30, seguida de uma Aula Aberta de Yoga às 09h30. Para participar de ambas as atividades não é necessário experiência prévia, basta apenas comparecer e trazer uma canga, uma toalha ou tapete de yoga.

O Projeto Ciência no Parque realiza uma Sessão de Observação Astronômica no sábado (26) das 18h às 21h. Com uso de telescópios astronômicos, os participantes terão a oportunidade de observar a Lua, os planetas e as nebulosas, sob a supervisão de professores e monitores que ficam à disposição para esclarecer dúvidas.

A atividade conta com a colaboração de professores de diversas instituições da cidade e de astrônomos amadores. Para que todos possam acompanhar, haverá também uma projeção no Telão de Cinema ao Ar Livre de um dos telescópios.

Sob comando do Mestre Lobão, no domingo (27) às 10h, o Parque realiza um Aulão de Capoeira para Crianças, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade reconhecido pela UNESCO. De forma lúdica e divertida, as crianças terão a oportunidade de aprender os movimentos básicos e aprender mais sobre essa importante arte da cultura brasileira que expressa à história de resistência negra no Brasil. A atividade é direcionada para crianças de 05 a 13 anos.

O Projeto Música no Parque, comemorando do Dia do Folclore (celebrado em 22 de agosto), tem o prazer de receber no domingo (27) às 10h30, o grupo Vozes Bugras.

Criado em 2002, o grupo surgiu de um trocadilho com o Mistério das Vozes Búlgaras, que não se trata de mero acaso, pois a denominação depreciativa, bugre, dada aos indígenas brasileiros pelos colonizadores, provém do termo francês bougre, referente aos “hereges búlgaros”, resistentes à ocupação de seu território em séculos passados, e estendeu-se a todo aquele que fosse considerado rude ou selvagem, em contraposição a uma ideia exclusiva de civilização europeia.

Tendo como norte da sua pesquisa buscar as manifestações tradicionais que remetem à identidade cultural do povo brasileiro, nos trazendo um repertorio o resgate de canções, contos, ritos, mitos e lendas que remetem à identidade mestiça brasileira, num delicado trabalho onde se busca renovar a cada apresentação o sentido de rituais ancestrais, celebrando a riqueza e a diversidade de nossas raízes culturais, e promover a reflexão sobre o sagrado e o feminino no nosso legado cultural.

SERVIÇO

PALESTRA: FELICIDADE NA TERCEIRA IDADE

Data: 24/08 | Quinta-feira

Horário: 09h30

Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Parcerias: Geratividade e Café na Horta

Entrada franca.

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

AULA ABERTA DE YOGA

Data: 26/08 | Sábado

Horário: 09h30

Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Parceria: Yoga no Parque

Entrada Franca.

CIÊNCIA NO PARQUE

OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA

Data: 26/08 | Sábado

Horário: 18h às 21h

Local: Em frente ao Pavilhão Companhia Paulista

Responsável: Professor Roberto Stempniak

Entrada Franca.

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

AULÃO DE CAPOEIRA PARA CRIANÇAS COM MESTRE LOBÃO

Data: 27/08 | Domingo

Horário: 10h às 11h

Local: Quiosque São João

Faixa etária: 05 a 13 anos

Parceria: Lobão Capoeira

Entrada Franca.

MUSICA NO PARQUE: VOZES BUGRAS

Espetáculo dedicado ao Dia do Folclore.

Data: 27/08 – Domingo

Horário: 10h30

Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Entrada franca.

Botão Voltar ao topo