fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Primeira mulher atua como motorista da coleta seletiva em São José

Karina de Oliveira Anderson: “Devemos sempre nos aperfeiçoar e aproveitar as oportunidades que a empresa oferece”. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Karina de Oliveira Anderson, 35 anos, é a primeira mulher a assumir o cargo de motorista do caminhão da coleta seletiva da Urbam (Urbanizadora Municipal), em São José dos Campos. Ela atuou quatro anos e meio como agente de trânsito e passou na seleção interna para motorista. Atualmente trabalha na região sul da cidade. Por onde passa, recebe o carinho da população.

“Os munícipes me parabenizam nas ruas, acenam e sinto que admiram minha coragem”, ressaltou Karina. Uma dessas admiradoras é Odete Assunção, moradora da região do Bosque dos Eucaliptos, que parou para cumprimentá-la. “As mulheres estão de parabéns. Estão ganhando espaço em várias frentes de trabalho”, comentou.

A função exercida, na maioria das vezes, por homens não a intimida. “Estou gostando de dirigir o caminhão da coleta. Não acho difícil, pois desde cedo ajudava meus pais que são cafeicultores e moram na zona rural de Minas Gerais, onde aprendi a operar e dirigir máquinas agrícolas para o desenvolvimento do trabalho”.

Karina destaca que fica contente pois estimulou outras mulheres, que atuam como coletoras, a se habilitar para dirigir caminhões. “Devemos sempre nos aperfeiçoar e aproveitar as oportunidades que a empresa oferece”, disse. Logo quando entrou na Urbam como auxiliar de serviços gerais, ela aproveitou para começar a faculdade de Administração e já se formou.

No setor, ela conta que foi bem recebida pelos colegas. “Eu nem esperava tanto”. No caminhão, precisa haver simultaneidade entre a motorista e os coletores para o bom desempenho da atividade. No seu caso, são duas mulheres e um homem. “Observo pelo retrovisor e eles dão sinal indicando que posso continuar o trajeto. Assim garantimos a segurança de todos”.

Desde que assumiu a coleta seletiva em abril deste ano, a Urbam abriu oportunidades para as mulheres na coleta e na função de motorista. No total, 12 mulheres trabalham no setor.

Sobre a Urbam

A Urbam foi fundada em 10 de outubro de 1973 como uma sociedade de economia mista, e tem a Prefeitura de São José dos Campos como sua acionista majoritária. A empresa executa vários serviços de infraestrutura essenciais para a população joseense.

Com cerca de 2.900 funcionários, a Urbam é responsável pela Gestão Integrada da Limpeza Urbana, que envolve a varrição de vias públicas, o sistema de coleta seletiva de resíduos e todo o processo de tratamento e disposição final destes resíduos na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. Sua atuação abrange ainda todo o Serviço Funerário da cidade, Administração dos Cemitérios, Terminal Rodoviário, Estádio Martins Pereira e execução de obras em geral.

Botão Voltar ao topo