fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ilhabela recebe o festival “Vermelhos 2017 – Música e Artes Cênicas”

O Instituto Baía dos Vermelhos, localizado em Ilhabela, anuncia o festival “Vermelhos 2017 – Música e Artes Cênicas”, que promove, ao longo de dois fins de semana, uma vasta programação de música clássica, popular, jazz e espetáculos de dança.

Com curadoria de Samuel Mac Dowell de Figueiredo e Éser Menezes, o evento acontece de 4 a 13 de agosto.

A São Paulo Companhia de Dança, sob direção artística de Inês Bogéa, abre a programação no Teatro de Vermelhos, com repertório formado pelas obras Le Spectre de la Rose (2014), de Mario Galizzi a partir do original de 1911 de Michel Fokine, com música executada ao vivo pelo pianista Cristian Budu, Suíte para Dois Pianos (1987), de Uwe Scholz, Pivô (2016), de Fabiano Lima, coreografia que ficou em terceiro lugar na escolha do júri como Melhor Espetáculo de Dança em enquete promovida pelo Guia da Folha, e Pássaro de Fogo Pas de Deux (2010), de Marco Goecke, uma das estreias da Temporada 2017 da Companhia ocorrida em junho.

O Teatro de Vermelhos é o maior espaço de apresentações artísticas do Centro Cultural, com capacidade para 1.100 espectadores. Seu palco abriga confortavelmente uma grande orquestra sinfônica e conta com fosso orquestral para 80 músicos.

Por lá também se apresentam Egberto Gismonti, Antonio Meneses, André Mehmari, Leo Gandelman, a Orquestra Jovem do Estado com a regência de Claudio Cruz e as solistas Camila Titinger e Luciana Bueno.

O festival Vermelhos 2017 traz também atrações internacionais como a cantora, atriz e bailarina alemã Ute Lemper, acompanhada da Orquestra Jazz Sinfônica com regência de João Maurício Galindo.

Com 30 anos de carreira, divididos entre concertos, gravações, musicais da Broadway e cinema, a artista é mundialmente conhecida por suas interpretações do repertório de cabaré de Berlin e Paris e de ícones da música como Kurt Weill, Edith Piaf e Astor Piazolla. Entre as atrações internacionais, também estão o pianista Aaron Goldberg, um dos jovens talentos sempre presentes nos templos internacionais do jazz como o Blue Note e o Village Vanguard de Nova Iorque, e a YOA Orchestra of the Americas, formada por jovens talentos representando 26 países.

A apresentação da YOA terá como regente o maestro mexicano Carlos Miguel Prieto e, como solista, o pianista Ricardo Castro.

“Estamos muito felizes por realizar o festival de Vermelhos pelo terceiro ano consecutivo, tendo como base a música erudita e contemporânea mas, como insisto em repetir, com janelas bem abertas para a música popular e instrumental, para a dança, e, em um futuro que desejo que esteja próximo, também para o teatro.

A receptividade e colhimento do público às programações de Vermelhos nos dão a certeza dos méritos desse projeto e da sua capacidade de produzir um resultado importante para a nossa realidade cultural”, declara Samuel Mac Dowell.

Foi pensando nesse público crescente de música contemporânea que os curadores convidaram alguns dos principais nomes nacionais para integrarem o line up do festival.

Arthur Nestrovski, renomado violonista, compositor e diretor artístico da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) se apresenta ao lado de sua filha, a cantora Lívia Nestrovski. Juntos, pai e filha apresentam um repertório de clássicos da MPB, de compositores como Pixinguinha, Ary Barroso, Tom Jobim entre outros – nas versões de Arthur Nestrovski.

O também violonista e compositor Yamandu Costa, que toca de choro a música clássica brasileira – mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés – se apresenta no primeiro fim de semana do evento. O jazz ainda é representado pela banda Mani Padme Trio, formada por Yaniel Matos (piano), Sidiel Vieira (baixo) e Ricardo Mosca (bateria) que apresentam as músicas do disco novo, intitulado “Vôo”.

Participarão ainda das apresentações, como nas edições anteriores do festival, os músicos locais Almir Clemente, Júlio Bittencourt Trio, Grupo de Dança do Núcleo Artístico Virgínia Ungari e Laércio Ilhabela.

A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, formada em 1979 por estudantes de música, promete fazer história no festival.

A OJESP apresenta a Sinfonia nº 2 de Mahler, que conta com mais de 200 pessoas no palco, sendo 107 músicos de orquestra, 101 cantores no coro, as solistas Camila Titinger e Luciana Bueno e o regente Cláudio Cruz.

A programação do Vermelhos 2017 incluirá uma série de workshops realizados pelo violonista Fábio Zanon e o concerto de encerramento ficará a cargo da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo que se apresenta pela primeira vez em Ilhabela.

Vermelhos – Música e Artes Cênicas

Datas: 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de agosto

Local: Baía dos Vermelhos: Av. Governador Mário Covas, 11.970 – Ilhabela – SP

Ingressos: R$ 10,00 a R$ 60,00

Local de venda: https://www.ingressorapido.com.br

Botão Voltar ao topo