fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Copa Joseense de futebol de base começa com participação feminina

A Copa Joseense, promovida gratuitamente pela Prefeitura, terá início no sábado (19) com um grande reforço: a participação feminina. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Neste final de semana, será dado o pontapé inicial para a maior competição de futebol para crianças e adolescentes de São José dos Campos. A Copa Joseense, promovida gratuitamente pela Prefeitura, terá início no sábado (19) com um grande reforço: a participação feminina.

Com disputas programadas até 3 de dezembro, a competição reunirá 3.800 atletas de 32 escolinhas de futebol particulares e públicas (sob a guarda da administração), divididos em 129 equipes. Entre os times, estarão os elencos sub-13, sub-15 e sub-17 de futebol feminino do programa Atleta Cidadão.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade, a inclusão foi sugerida pela organização e aprovada pela grande maioria das escolinhas participantes, por meio de votação. As meninas participarão dos torneios com uma categoria de diferença: sub-13 disputará com os meninos até 11 anos; sub-15 enfrentará atletas até 13 anos; e sub-17 jogará contra elencos de até 15 anos.

Para Renata Love, coordenadora do futebol feminino no Atleta Cidadão, a participação é “uma conquista”, tendo em vista que torneio terá grande importância na preparação das meninas para futuros campeonatos.

Mais do que dar volume de jogo às meninas, a coordenadora espera que a Copa Joseense sirva como vitrine do trabalho realizado nas categorias de base e atraia novas atletas, afastando o desconhecimento e preconceito.

“Uma necessidade muito grande é o recrutamento de meninas. Abrimos seletivas, divulgamos, mas poucas aparecem. Então muitos pais não sabem que existe o Atleta Cidadão com um time só de meninas para a base. Quando formos jogar em todos os campos da cidade, vai sair uma menina”, projetou Renata Love.

Além das meninas, participarão da Copa também as pré-equipes do programa. Os 69 jogadores inscritos dos elencos até 11, 13 e 15 anos são ex-alunos das escolinhas da Daec (Divisão de Atividades Esportivas e Comunitárias), que oferece aulas gratuitas, e candidatos da Caravana de Seletivas promovida no primeiro semestre deste ano pela Prefeitura.

Modelo de disputa

A Copa Joseense tem os mesmos moldes das Copas Pulares, com duas divisões (ouro e prata) e cinco categorias (sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), sem taxas de inscrição.

No total, serão 610 partidas com média de 60 jogos por final de semana, além de duelos as quartas e quintas-feiras, que vão ser realizadas em 30 campos particulares (20) e públicos (30).

As categorias de entrada e saída da Copa são de inscrição opcional das escolinhas. As que optaram por participar pelas intermediárias, tiveram que inscrever equipes no sub-11, 13 e 15 obrigatoriamente.

Na série ouro, 12 escolinhas disputarão os torneios até 9, 11, 13 e 15 anos com 44 equipes. A divisão permite a participação de atletas que tenham vínculo com a FPF (Federação Paulista de Futebol) ou com associações de futebol.

Já na série prata, onde há maior número de inscritos (2.190 atletas), não é permitida a inscrição de jogadores federados por qualquer uma das 20 escolinhas participantes, que entrarão com 73 times. As categorias são as mesmas da série ouro. As pré-equipes de futebol do Atleta Cidadão entram nessa divisão.

O torneio sub-17 é o único que permite a entrada de equipes com atletas federados e não-filiados. 13 escolinhas disputarão o título em 43 confrontos até o fim do ano.

Os dirigentes que ainda não inscreveram atletas para a primeira rodada podem fazê-lo até esta sexta-feira (18). Posteriormente, os representantes poderão acrescentar jogadores à lista de participantes até 16 de setembro. Nenhum menino ou menina poderá ser cadastrado após o período.

Ferramenta social

Organizada pela Prefeitura de São José dos Campos, a competição tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, promover o intercâmbio e a socialização esportiva por meio do futebol.

A Copa Joseense também busca novos talentos para as categorias de base do programa Atleta Cidadão e divulga o potencial do esporte na cidade.

Botão Voltar ao topo