fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Com capacitação, jovens se empregam e conseguem bolsas de estudos em São José

O Qualifica São José é um programa da Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. (Foto: Beto Faria/Divulgação)

Aprendizado, experiência e persistência. Essas foram algumas das palavras usadas pelos alunos formandos do Projeto Primeira Chance para descrever o curso. O projeto é promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Programa Qualifica São José e tem como objetivo capacitar jovens residentes no município para o mercado de trabalho e busca do primeiro emprego.

Nesta quarta-feira (16), os participantes receberam o certificado em cerimônia de encerramento no auditório da ACI (Associação Comercial e Industrial). Resultados positivos puderam ser observados, como exemplo, por cinco alunos que conseguiram vaga no mercado de trabalho e outros obtiveram bolsas em universidades e ingresso no ensino superior. Ao término da cerimônia, os formados também entregaram currículos para os empresários que foram convidados para o evento.

Gleice Ariene, 19 anos, foi uma das alunas impactadas pelo curso, decidiu mudar a área de atuação e cursar gestão de economia. “O Projeto Primeira Chance deu foco para seguir meu sonho”, ressaltou.

Das 15 horas de carga horária de aulas, a que mais chamou a atenção de Gabrielle Mendes da Silva foi o que aprendeu de dicas sobre o mercado de trabalho, ministrada por representantes do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola).

As aulas foram divididas em cinco módulos, Postura Profissional, Montagem de Currículo, Empregabilidade, Empreendedorismo e Mercado de Trabalho. Esses módulos, de acordo com o participante Sérgio Antônio da Silva Filho, 19 anos, se interligaram, facilitando o entendimento propostos pelo curso.

Os módulos foram oferecidos por meio de parcerias com as instituições: BZ Marketing, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com o empresário Pedro Gustavo.

Qualifica

O Qualifica São José é um programa da Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que tem por objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores aos cursos que possam agregar valor aos seus currículos e torná-los mais competitivos na disputa por um novo emprego.

É também atribuição do Qualifica São José oferecer cursos que motivem o espírito empreendedor dos inscritos, seja para buscar um novo ou primeiro emprego ou até mesmo constituir uma empresa.

O total de cursos oferecidos no primeiro semestre representou 5.101 vagas e até o fim de agosto, terão mais 480. O Programa Qualifica soma um total de 62 cursos oferecidos neste ano.

Robótica

O Programa Qualifica abre, nesta quinta-feira (17), inscrições para o programa “#JovemTec”, de treinamento na tecnologia de robótica.

Também prosseguem abertas inscrições para os cursos Auxiliar de Departamento Pessoal, Conhecimentos e Práticas de Auxiliar Administrativo e Espaços confinados para Vigias e Trabalhadores Autorizados, oferecidos em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

As inscrições para os cursos e outros que sejam promovidos pelo Programa Qualifica São José, devem ser feitas pelo site www.sjc.sp.gov.br/qualifica ou Central 156.

Botão Voltar ao topo