fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Avião Bandeirante iluminado volta a ser atração em São José

Agora, com o diferencial da iluminação que traz LEDs nos faróis das asas e no trem de pouso, a aeronave fica acesa diariamente no período das 18h às 21h. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Devolvido há menos de uma semana, totalmente restaurado, o protótipo do avião Bandeirante volta a ser a principal atração do Parque Santos Dumont, na região central de São José dos Campos.

Agora, com o diferencial da iluminação que traz LEDs nos faróis das asas e no trem de pouso, a aeronave fica acesa diariamente no período das 18h às 21h. Além disso, os refletores no entorno do avião também foram reforçados para que ele fique mais visível para quem está dentro e fora do parque, o que tem chamado a atenção de todos que passam pelo local.

Como é o caso da psicóloga Daniela Davoli, 40 anos, que mora no São Dimas, também na região central. “O Bandeirante ficou lindo e esta iluminação especial realçou ainda mais a sua beleza. Desde criança, gosto muito do avião e agora trouxe meu filho, de 3 anos, para conhecer esta aeronave importante para a nossa cidade”, disse.

Selfies com o avião totalmente iluminado têm sido comum. Crianças e adultos, de todas as regiões da cidade, registram a beleza do protótipo, ícone da indústria aeronáutica do país. O casal de advogados Gustavo Sampaio, 25 anos, e Samira Nagy, 26 anos, também fez questão de posar para fotos ao lado da aeronave. “Sempre gostei do Bandeirante. Ele ficou muito lindo após este restauro. É um marco de São José e merece ser muito bem cuidado”, disse Sampaio, que mora no Jardim Aquarius, na zona oeste.

O consultor de imagens, Jéfferson Carlos Marcondes, 20 anos, que reside no Monte Castelo, na região centro, disse que sempre foi fã do Bandeirante. “Tenho um amigo que trabalhou no restauro do avião. O Bandeirante sempre foi muito bonito e sempre foi uma das grandes atrações aqui do Parque Santos Dumont, mas agora revitalizado e com esta iluminação especial com certeza vai ser ainda mais sucesso. A Prefeitura está de parabéns por recuperar este avião, que é um patrimônio da nossa cidade”, afirmou.

Restauro

Após três meses do restauro mais completo de sua história, o protótipo do avião Bandeirante foi devolvido oficialmente ao Parque Santos Dumont no aniversário da cidade, dia 27 de julho.

A aeronave, a primeira produzida pela Embraer, foi revitalizada no mesmo hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) onde foi construída em 1970. A pintura especial incluiu a recomposição das faixas laterais nas cores originais –azul, amarelo, vermelho e preto. Também foram remontados os comandos de voo e recuperado o interior, sendo refeitos os bancos, o carpete e o piso.

O trabalho de revitalização foi executado por voluntários, que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos). A revisão geral e a pintura também tiveram o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que atuaram de forma voluntária. No total, cerca de 70 pessoas participaram dos serviços.

Botão Voltar ao topo