fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos de escola municipal de Ilhabela visitam Museu de Arte

Na oportunidade, os estudantes apreciaram a exposição “Os Concheiros”, que conta a história dos primeiros habitantes de Ilhabela. . (Foto: Divulgação/PMI)

Alunos da E. M. Castelhanos (localizada na comunidade tradicional de mesmo nome), visitaram na última semana o Museu de Arte Waldemar Belisário, na Vila, Centro Histórico do arquipélago.

Na oportunidade, os estudantes apreciaram a exposição “Os Concheiros”, que conta a história dos primeiros habitantes de Ilhabela.

Assim como mostrado pela exposição, o nome dado a esse grupo deve-se a descoberta de sítios arqueológicos pré-coloniais denominados de “concheiros”, “abrigos sob rocha” e “aldeias indígenas”.

Pesquisas sobre o assunto apontam também que esses grupos indígenas ficaram conhecidos como “homens pescadores e coletores do litoral”, sendo os que sobreviviam apenas do que encontravam na natureza, especialmente animais marinhos.

O conhecimento adquirido pelos estudantes vai além de somente saber sobre a história regional (visto que os mesmos representarão os primeiros habitantes da cidade durante o desfile cívico, militar e estudantil que acontece em comemoração ao aniversário da cidade no dia 3 de setembro), mas gira em torno ainda, do conhecimento dos meios de subsistência do local onde residem.

Além de conhecer essa história, os alunos prestigiaram a exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci”, que conta com 35 importantes invenções do maior gênio renascentista de todos os tempos.

O passeio foi coordenado pelo professor Adriano Leite, gestor e supervisor das escolas de comunidades tradicionais da cidade.

Botão Voltar ao topo