fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Totalmente restaurado, Bandeirante volta ao Parque Santos Dumont

O protótipo do avião, o primeiro produzido pela Embraer, passou por revitalização no mesmo hangar do DCTA onde foi construído. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Após três meses do restauro mais completo de sua história, o protótipo do avião Bandeirante será devolvido oficialmente ao Parque Santos Dumont nesta quinta-feira (27), no dia em que São José dos Campos comemora 250 anos. O evento, que terá a participação da comunidade, será às 11h.

A aeronave, a primeira produzida pela Embraer, foi revitalizada no mesmo hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) onde foi construída em 1970. A pintura especial incluiu a recomposição das faixas laterais nas cores originais –azul, amarelo, vermelho e preto. Também foram remontados os comandos de voo e recuperado o interior, sendo refeitos os bancos, o carpete e o piso.

Como atração especial na volta ao Parque Santos Dumont, o Bandeirante ganhou uma iluminação de LED nos faróis da asa e no trem de pouso, que ficará acesa diariamente das 18h às 21h.

Trabalho voluntário

O projeto de restauro, coordenado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade e com os apoios do DCTA e da iniciativa privada, teve início em 29 de abril último, com a remoção da aeronave para o hangar do DCTA.

O trabalho de revitalização foi executado por voluntários, que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos). A revisão geral e a pintura também tiveram o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que atuaram de forma voluntária. No total, cerca de 70 pessoas participaram dos serviços.

Esse restauro foi o mais completa dos últimos anos. A última manutenção, realizada há cinco anos, foi feita dentro do próprio parque. Desta vez, o avião foi removido para não causar transtornos aos visitantes e alunos das duas escolas municipais que funcionam dentro da área de lazer.

Ícone da aeronáutica

No mês passado, foram comemorados os 47 anos do primeiro voo deste protótipo do Bandeirante, o terceiro da série, ocorrido em 26 de junho de 1970.

Já o primeiro voo deste modelo completará 49 anos no próximo dia 22 de outubro, na véspera do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira.

O terceiro protótipo do Bandeirante foi instalado no Parque Santos Dumont em 21 de fevereiro de 1981. Os outros dois protótipos estão no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), em São José, e no Musal (Museu Aeroespacial), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Presente

“A Prefeitura está de parabéns por este projeto. Não vejo a hora de ver o avião novinho em folha. O Bandeirante é um símbolo de São José e merece este cuidado”, disse a dona de casa Cláudia Aparecida Costa, 43 anos, que mora no Bonsucesso, na zona norte.

“Receber o avião de volta, todo restaurado, é um presente para todos os moradores de São José no dia em que a cidade comemora mais um aniversário. O Bandeirante é um orgulho para todos nós”, afirmou o zelador Antônio Marcos Oliveira da Silva, 45 anos, que reside no Jardim Portugal, na região sul.

Botão Voltar ao topo