fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José é palco do 3º Congresso Nacional sobre Surdez

O Parque Tecnológico de São José dos Campos, localizado na zona leste da cidade, receberá entre os dias 20 e 22 deste mês o 3º Congresso Nacional sobre Surdez.

O evento é realizado pela Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo, entidade que é referência em atendimento ao surdo em todo o Vale do Paraíba, e tem o apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A proposta do congresso é reunir profissionais renomados com o objetivo de abordar avanços, paradigmas e novos conceitos relacionados à surdez, com enfoque na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nos seguintes aspectos: cognição, intervenções médicas, inclusão escolar e cidadania.

O evento será aberto na próxima sexta-feira, a partir das 8h, com o credenciamento; às 10h tem início a programação das palestras, com a professora Dra. Edeilce Buzar, que falará sobre “Linguagem, surdez e cognição”, seguida pelo também professor Dr. Vinícius Nascimento, com o tema “A importância da LIBRAS como língua”.

O uso de tecnologia, como a do implante coclear, também conhecido como “ouvido biônico”, e também a opção pela língua de sinais, como principal forma de comunicação, serão apresentados sob as perspectivas da pessoa surda e de seus familiares, que contarão aos presentes sobre suas escolhas e experiências. A palestra “Dificuldades encontradas na escola e na vida do surdo oralizado” vai mostrar aos participantes os desafios de quem tem deficiência auditiva, mas consegue se expressar verbalmente. É o caso do professor surdo Rauf Di Carli.

Outro destaque do Congresso Nacional de Surdez é a apresentação do projeto Escola Bilíngue – Libras-Língua Portuguesa, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida dos Santos Ronconi, de São José dos Campos, que também tem crianças e jovens surdos implantados entre seus alunos.

O evento ainda reserva temas como a inclusão dos surdos nas universidades, cultura e literatura surda, Lei Brasileira de Inclusão e língua de sinais nas artes cênicas.

Serviços:

Inscrições e programação completa do 3º Congresso Nacional sobre Surdez, www.congressolibras.com.br. Apoio: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Local: Parque Tecnológico – avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, 1201, Eugênio de Melo, São José dos Campos.

Botão Voltar ao topo