fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: 6 mil peixes de espécies nativas são lançados no córrego Vidoca

Eles foram soltos por 35 alunos do 5º ano da Emef Martha Abib Castanho, do Jardim Satélite (zona sul), pelas autoridades presentes e por funcionários da Sabesp. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Cerca de 6 mil peixes de espécies nativas foram soltos nesta sexta-feira (30), no córrego do Vidoca, em São José dos Campos, por 35 alunos do 5º ano da Emef Martha Abib Castanho, do Jardim Satélite (zona sul), e por funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Com o apoio da Prefeitura, o evento aconteceu em comemoração das ações da estatal para a melhoria da qualidade da água no rio Paraíba do Sul e seus afluentes. Participaram da soltura de peixes, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, e diretores da estatal, entre outras autoridades.

Três tipos de peixes foram lançados ao Vidoca: curimbatá-de-lagoa, piabanha e surubim-do-paúba. Eles foram soltos por 35 alunos do 5º ano da Emef Martha Abib Castanho, do Jardim Satélite (zona sul), pelas autoridades presentes e por funcionários da Sabesp.

Um dos objetivos da solenidade foi estimular nos estudantes a conscientização a respeito dos cuidados com o meio ambiente e a valorização do rio Paraíba, que abastece as 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

“Participar deste projeto foi muito interessante. Aprendi que todos os seres vivos necessitam da água, os seres humanos, os animais e as plantas. Precisamos cuidar desse bem tão valioso, não poluindo os rios e economizando água”, afirmou Beatriz Aléxia, 11 anos.

Investimentos

As obras e investimentos da Sabesp nos últimos anos têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na cidade. Em outubro do ano passado, o governador Geraldo Alckmin inaugurou, em São José, a nova ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) Pararangaba, universalizando o saneamento básico na cidade. O sistema elevou os índices para 97% de coleta e 99% de tratamento de esgoto.

Com isto, a maior cidade do Vale passou a ser considerada a melhor saneada entre os municípios com mais de 600 mil habitantes do país. De acordo com o Ranking do Saneamento 2017, do Instituto Trata Brasil, São José aparece em 3º lugar entre as 100 maiores cidades do país.

Desde 2011, a Sabesp investiu quase R$ 280 milhões em coleta e tratamento de esgoto na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba). As obras realizadas em 10 municípios permitem que diariamente quase 182 milhões de litros de efluentes retornem tratados ao rio Paraíba do Sul e seus afluentes.

Com isso, a estatal devolve água limpa a diversos rios e córregos que deságuam no Paraíba do Sul, rio mais importante do Vale do Paraíba e um dos mais relevantes do Brasil.

Botão Voltar ao topo