fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Qualifica São José beneficia mais de 5 mil pessoas em cursos

Os programas de treinamento e capacitação profissional totalizaram 5.101 vagas oferecidas em 40 cursos gratuitos em várias áreas. (Foto: Beto Freitas/PMSJC)

O programa Qualifica São José chega ao final deste primeiro semestre totalizando 5.101 vagas oferecidas em 40 cursos gratuitos de capacitação profissional, envolvendo assuntos como empreendedorismo, gastronomia, além de áreas voltadas à indústria, comércio e serviços. No ano passado, foram oferecidas cerca de 5 mil vagas durante o ano inteiro.

O Qualifica São José é um programa da Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que tem por objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores aos cursos que possam agregar valor aos seus currículos e torná-los mais competitivos na disputa por um novo emprego.

É também atribuição do Qualifica São José oferecer cursos que motivem o espírito empreendedor dos inscritos, seja para buscar um novo ou primeiro emprego ou até mesmo constituir uma empresa.

O total de cursos oferecidos no semestre representou 2.891 horas de aula com 16 fornecedores de parcerias gratuitas feitas pelo programa, além de outros que já então em contratação: Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O Projeto Primeira Chance, cuja aula inaugural aconteceu no último dia 29, está entre os cursos oferecidos e o objetivo é preparar jovens de 18 a 25 anos, residentes em São José, para a busca do primeiro emprego. Um dos 50 jovens contemplados é Bruno Vinícius Santos Silva, 19 anos, que acredita poder agregar conhecimentos para o mercado, ajudando-o na carreira profissional.

Além do Primeira Chance, Bruno também foi selecionado para outro curso promovido pelo Qualifica São José: edição de vídeo, oferecido por meio do programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do governo federal.

O Primeira Chance será ministrado em cinco módulos por meio de parcerias com as instituições: BZ Marketing, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com o empresário Pedro Gustavo Marques.

Jane de Andrade Miguel também foi beneficiada pelo Qualifica. Após concluir o curso de Liderança Empreendedora Feminina, Jane conseguiu um emprego junto a uma agência de recursos humanos. “Gostei bastante, foi muito positivo, ajudou a me dar mais autoconfiança e a melhorar o controle emocional”, ressaltou.

Avaliação positiva

Segundo pesquisa feita regularmente com os alunos que avaliaram os cursos oferecidos pelo Programa Qualifica São José, nesse primeiro semestre, revelou que 80% dos entrevistados deram nota 10; 16% nota 9; e 4% outras notas em relação aos conteúdos dos cursos. A aprovação média constatada chegou a 96,75%.

Voltados especificamente ao empreendedorismo, foram 10 cursos, com 847 vagas, além do Projeto Quinta do Conhecimento, que são palestras oferecidas no prédio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) todas as quintas-feiras, onde já participaram mais de 150 pessoas.

Serviços autônomos

Para esse segundo semestre, o Programa Qualifica já está reformulando o programa Casa (Centro de Serviços Autônomos) para Quero Serviço. Ou seja, uma plataforma digital que atenderá o profissional autônomo que deseja ofertar sua mão de obra e atenderá também quem quer contratar.

A novidade é que este serviço será realizado diretamente no site da Prefeitura, automaticamente. Os profissionais autônomos passarão por rigoroso critério de cadastramento para poderem ofertar seus serviços.

Novos cursos

Para os meses de julho e agostos, serão ofertadas mais 484 vagas em 14 diferentes cursos e também estão previstas novas vagas na parceria com o Pronatec.

Botão Voltar ao topo