fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda apresenta queda de 50% no número de homicídios em 2017

A atividade delegada reforça a segurança e o policiamento na cidade. (Foto: divulgação)
Pindamonhangaba apresentou a maior redução da taxa de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no primeiro semestre de 2017, comparado a outras cidades da região.

Nos seis primeiros meses deste ano, Pindamonhangaba registrou 9 homicídios dolosos – de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Governo de São Paulo. No mesmo período do ano passado, o índice foi de 19 – ou seja, houve uma redução de 52,5% em 2017, o que representa menos que a metade dos delitos registrados em 2016.

Em comparação com os principais municípios da região, Pindamonhangaba também apresentou um número menor de ocorrências, inclusive comparado com cidades com menos habitantes. São José dos Campos registrou 21 homicídios dolosos este ano; Taubaté, 23; Jacareí, 10; Guaratinguetá, 12; Lorena 10; Caraguatatuba, 13; e São Sebastião 9.

De acordo com o secretário municipal de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana, Pindamonhangaba deve apresentar ainda mais melhorias na segurança pública.

“Retomamos com a Atividade Delegada neste mês de julho e aumentamos o número de policiais desta iniciativa de 12 para 25 – podendo chegar a 32 – e isso também reforça a segurança e o policiamento. São mais policiais nas ruas e conseguimos inibir a ação de criminosos”, afirmou.

Segundo ele, outro ponto determinante será o COI – Centro de Operações Integradas – e as câmeras de vigilância. “Faremos o monitoramento e a captação das imagens em diversos pontos da cidade e tudo isso será interligado com as policias Civil e Militar. Com isso, teremos uma maior abrangência do que ocorre na cidade e poderemos usar as imagens para elucidação de crimes de todas as espécies. Estamos em processo final de instalação de equipamentos e treinamento da equipe”, destacou.

Sobre a redução do número de homicídios, o secretário interligou o fato ao trabalho constante das policias. “A equipe da Policia Civil tem elucidado os crimes com bastante agilidade – culminando na prisão de autores – tirando esses elementos das ruas e isso tem servido para reduzir a taxa de homicídio e desestimular outras pessoas para que não venham a cometer crimes. Além disso, o trabalho da Polícia Militar também é fundamental para essa queda, pois eles apresentam um serviço de bastante sucesso com ações preventivas, ostensivas e de patrulhamento. E, nossa equipe, da Guarda Municipal, também contribui com as policiais – valorizando sempre o trabalho conjunto”, explicou.

Para José Sodário Viana, o desenvolvimento de projetos sociais e esportivos no município também contribui para a redução da criminalidade. “Trata-se de uma prevenção primária quando oportunizamos atividades para crianças e jovens como as iniciativas da Secretaria de Esportes. Com isso, Pinda tira essas crianças e jovens das ruas, e eles deixam de ser vulneráveis e aproveitam os ensinamentos do esporte para ter uma visão de futuro, para que possam ser cidadãos conscientes que visem fazer o bem”, finalizou o secretário.

Botão Voltar ao topo