fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mais três cidades recebem exposição que celebra o tricentenário da Padroeira do Brasil

Em Taubaté, a inauguração acontece no dia 7 de julho às 19h no Museu Histórico Professor Paulo Camilher Florençano. (Foto: Thiago Leon)

Após passar pela cidade de Guaratinguetá, a exposição itinerante “300 Anos 300 Fotos” chega a mais três cidades no mês de julho: Taubaté, São José do Barreiro e Areias serão as próximas a receberem a mostra, que comemora o terceiro centenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Em Taubaté, a inauguração acontece no dia 7 de julho às 19h no Museu Histórico Professor Paulo Camilher Florençano. No município, a exposição também vai acontecer simultaneamente no Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, conhecido como Sítio do Picapau Amarelo. Nos dois espaços, a exibição segue até o dia 30 deste mês.

Uma articulação entre as instituições museológicas pertencentes ao Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), o Museu Nossa Senhora Aparecida, o portal A12.com e o Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional permitiram a realização da exposição no município de Taubaté.

Ao mesmo tempo, outra região do Vale do Paraíba também poderá conhecer os detalhes da história da Padroeira do Brasil. Para isso, a galeria itinerante vai colocar o pé na estrada e seguir a rota da Rodovia dos Tropeiros, na região do Vale Histórico, atingindo duas cidades que fazem divisa com o estado do Rio de Janeiro.

A primeira delas será São José do Barreiro. Emoldurada pela Serra da Bocaina e conhecida por seu ecoturismo, a pequena cidade costuma atrair turistas sobretudo durante o mês de julho, durante as celebrações em homenagem ao padroeiro do município, São José. Por isso, a igreja matriz, onde acontece a festa, foi o local escolhido para a montagem da exposição, que acontece de 7 a 18 deste mês.

No fim do mês, integrando as comemorações de aniversário da cidade, Areias também recebe a mostra na Casa de Cultura de 22 a 31 de julho. A realização acontece graças a uma parceria entre o Santuário Nacional e a Secretaria de Cultura do município. Entre as curiosidades da localidade, está a nascente do rio Paraíba do Sul, rio em que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717.

Botão Voltar ao topo